EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos um portal brasileiro dedicado ao Pokémon competitivo e que busca implementar a experiência dos jogos através de desafios que representam a jornada de cada jogador ou jogadora no mundo Pokémon.

Registre-se e jogue com a gente!

Regras gerais a todos os tours:

 

W.O.

Existem casos onde ambos os jogadores simplesmente não se encontram e não conseguem realizar a partida. Porém, também existem casos onde um WO duplo é favorável para alguma equipe (4-3 por exemplo). Portanto, é necessário avaliar cada caso e tomar decisões que não prejudiquem as demais equipes no caso de torneios de equipes. Se ambos os jogadores são consideradas igualmente ativos e disponíveis para realizar a partida, porém não tiveram a oportunidade em fazê-la, a partida resultará em WO duplo. No entanto, se for considerado que um jogador fez muito mais esforço do que o outro, na tentativa realizar a partida, então a vitória será atribuída a esse jogador. Provas que demonstrem conversas como print screen de conversas por Mensagem Privada no site, no Smogon e no Discord serão levadas em consideração e farão a diferença na decisão da organização. Se os capitães virem que a partida está com dificuldades em ser realizada, é obrigação deles providenciarem um substituto, a fim de que não ocorra nenhum WO.

Na existência de algum WO, os jogadores que o fizeram estarão sujeitos a advertências. Cada WO recebido por um jogador resulta em 1 cartão amarelo. Se um jogador acumular 2 cartões amarelos, este estará automaticamente suspenso da rodada seguinte, mas podendo voltar ao torneio nas demais.

Os hosters não são psicólogos e não querem saber dos problemas que levaram um game a não ser realizado. Seu único interesse é em julgar o caso de maneira imparcial para manter o torneio com um bom andamento.

 

Quebra de regra

Qualquer jogador que for pego quebrando alguma regra durante uma partida, ainda que seja ‘sem querer’, será declarada a vitória imediata ao adversário.

 

Ghostplay, teamplay e contas múltiplas

Caso seja comprovado algum caso de ghostplay (jogar em nome de outro participante) ou teamplay (influenciar nas decisões em batalha, seja por áudio ou mensagem) o participante que jogou a partida em nome de outra pessoa e o jogador que permitiu / acobertou a ação serão punidos por 1 ano da PokéEVO, não podendo participar de nenhum evento do fórum, e serão excluídos do torneio. Se o caso ocorrer em team tour, a equipe ficará com 2 jogadores a menos. Se o capitão for pego praticando ou acobertando o ato de ghostplay ou teamplay, o mesmo será removido do torneio e banido do site.

Sobre contas múltiplas, é terminantemente proibido mais de um cadastro por pessoa no site. Caso algum participante do torneio possua uma outra conta ativa no fórum, este participante será considerado um usuário fake e estará imediatamente banido do torneio, independente da situação. Indo mais além, caso algum usuário esteja participando com mais de uma conta no torneio, será considerada falta gravíssima, e o mesmo estará banido de todos os torneios do site.

Para ambos os casos, os envolvidos estarão sujeitos às demais regras, passíveis de punições além do torneio.

 

Identificação de jogadores e disciplina

Conforme dito anteriormente, todos os jogadores deverão especificar no seu perfil quem são em outros fóruns e também sua alt no Pokémon Showdown caso estejam usando nicks diferentes do comum. Em torneios de equipes, caso isso não ocorra e o jogador for descoberto, ele será banido do torneio e o capitão do time não será ressarcido de nenhuma maneira. Além disso, jogadores não poderão postar a seguinte frase durante a inscrição de um Draft ou de uma Premier League: “só jogarei por determinado time” ou qualquer coisa parecida. Caso ocorra a inscrição do mesmo não será validada.
A utilização de proxys ou qualquer tipo de máscara de IP está proibida durante o torneio. Qualquer post onde houver suspeita de proxy, acarretará no banimento do IP, e o usuário estará sujeito a desclassificação imediata do torneio. Inscrições feitas sob proxy serão desconsideradas.

Também é imprescindível que todos os players que estão inscritos nos torneios tenham uma conta no Discord para facilitar o contato com seus adversários e que estejam todos no servidor da EVO, cujo convite de acesso pode ser facilmente encontrado no site, tenham uma conta no fórum Smogon ou então contactando algum administrador ou moderador.

 

Disconnect

Para lidar com os casos de Disconnect, os jogadores poderão enviar seus times para o hosters Caetano93 ou para algum outro moderador da EVO momentos antes da partida acontecer. Não é obrigatório o envio do time, mas fazendo isto, o jogador irá prevenir-se de uma eventual derrota por disconnect, caso ela venha acontecer. É aconselhado o uso do site https://cryptobin.co/ para enviar os times.

Se o jogador tomar disconnect e não puder retornar à partida (queda de energia ou internet, por exemplo) e não tiver apresentado o time ao administrador, o adversário terá direito à vitória, salvo em casos onde a vitória de quem tomou o disconnect seria certa (certa e não provável). Para isto, ambos os jogadores poderão tirar print screens das estatísticas da partida, mostrando porcentagem dos Pokémon, status, efeitos em campo, etc. Entretanto, é aconselhado aguardar 5 minutos antes de dar “Claim Victory” em um disconnect, para dar tempo do adversário conseguir retornar a partida e evitar qualquer inconveniente ou discussão sobre o assunto.

Nos casos onde houver disconnect e ambos os jogadores enviaram seus times, caso a partida esteja equilibrada no momento da queda, será requisitada uma nova partida utilizando os mesmos times.

Nos casos onde houver disconnect e o jogador que caiu não tenha enviado o time ao hoster, a vitória poderá ser concedida ao adversário. Porém, a decisão será tomada apenas pelo jogador (e não pelo time ou capitão) se pegará a vitória, ou irá refazer a partida (usando mesmos times ou diferentes), etc.

 

Timeout

O player que deixou o timer chegar a zero perderá instantaneamente a partida. O timer tem que ser ligado no momento que a partida começar e não deve ser desligado, salvo no caso de um disconnect para dar tempo do adversário voltar a partida. Jogando no servidor smogtour, o timer é ligado automaticamente e não pode ser desligado.

 

Games em salas públicas e modchat

Em torneios individuais, cada player tem o direito de privar a sala do game caso se sinta desconfortável com ela sendo pública usando os comandos /ionext antes da mesma começar ou então /hiddenroom ou /modjoin sync. Caso a sala esteja privada, nenhum jogador pode convidar amigos para assistir a batalha sem a explicita permissão do adversário. Para abrir a sala os comandos são /publicroom ou /modjoin off (tenha certeza de saber os comandos caso precise chamar um admin para resolver algum problema durante algum game).

Em um torneio de equipes, nenhum game deve ser jogado em salas fechadas. Caso algum game comece em /ionext, é imprescindível que um dos players use o comando /modjoin off para liberar o acesso a quem quiser assistir a partida ao vivo. No entanto, o spamm no chat da partida é desencorajado e, se algum dos players se sentir incomodado, ele tem o direito de usar o comando /modchat + para parar o spamm ou então setar “ignore spectators”. Agressões gratuitas no chat da batalha irão gerar punições a todos os envolvidos, sendo as punições decididas pelos hosters de acordo com a gravidade da situação.

 

Regras gerais de Team Tours / Clan Wars:

 

Sobre Playoffs:

Após a fase classificatória, iniciará a fase mata-mata envolvendo as 4 equipes melhores pontuadas em torneios com até 10 times, os 6 melhores entre 11 ou 12 times ou os 8 melhores a partir de 13 times.
No caso de empate na pontuação geral, os critérios para o desempate serão:

Pontuação geral
Saldo de lutas (batalhas vencidas – batalhas perdidas)
Confronto direto (vitória da equipe na fase Todos x Todos)

Definidas as 4 equipes, dar-se-á início à semifinal, previamente estabelecida como:

Equipe em 1º lugar Vs. Equipe em 4º lugar
Equipe em 2º lugar Vs. Equipe em 3º lugar

No caso de passarem 6 times, o primeiro e o segundo colocado vão direto pra semifinal por “bye” enquanto as outras duas vagas são disputadas pelos outros classificados no formato terceiro x sexto e quarto x quinto. No caso:

Equipe em 1º lugar Vs. (Equipe em 3º lugar Vs. Equipe em 6º lugar)
Equipe em 2º lugar Vs. (Equipe em 4º lugar Vs. Equipe em 5º lugar)

No caso de 8 equipes, usasse o sistema definido de 4 equipes porém adaptado para 8.

As equipes vencedoras avançam para a grande Final. Por fim, a equipe que vencer esta rodada será declarada a campeã do torneio em questão.

Caso haja empate, na semifinal ou final, o tie-break ocorrerá sob 3 metagames, sendo uma delas fixa de acordo com o torneio em questão. As outras duas tiers serão escolhidas pelos dois times, com ambos escolhendo uma totalizando os 3 slots. O prazo estipulado para as batalhas no tie-break é de 3 dias.

 

Sobre Reservas

A qualquer momento durante a semana, uma equipe pode fazer uma substituição. Basta que o capitão, ou na sua ausência o seu assistente, faça o pedido no tópico, informando qual jogador entra e qual jogador sai. Um jogador que foi substituído não poderá voltar até que a rodada atual termine, mas poderá jogar nas semanas seguintes.

 

Banlist

A banlist será atualizada semanalmente, retificando quaisquer alterações que possam acontecer no metagame. Essas alterações só estarão válidas a partir da próxima rodada. Por exemplo, um Pokémon foi banido de OU na quarta-feira da primeira rodada. Este Pokémon continuará valendo no metagame OU ainda por esta rodada, mas será banido automaticamente da próxima, bem como o aviso da alteração da banlist.

 

Casos omissos:

 

Os casos omissos a esse regulamento deverão ser resolvidos pela equipe organizadora do evento.