EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos um portal brasileiro dedicado ao Pokémon competitivo e que busca implementar a experiência dos jogos através de desafios que representam a jornada de cada jogador ou jogadora no mundo Pokémon.

Registre-se e jogue com a gente!

Chegamos à 20º edição da Copa Land. Como em todo início de geração, a expectativa era de ser um torneio mais cheio, porém muitos não gostaram dos cortes que a Game Freak promoveu em Sword e Shield, deixando a Pokédex pela metade e removendo Mega Evoluções e Z-Moves do jogo, além de terem adicionado uma mecânica extremamente quebrada. Não deu outra, e a comunidade do Smogon baniu Dynamax e Gigantamax, sendo assim, voltamos para a era de Black e White, ou Diamond e Pearl, se formos considerar que a guerra de clima infinito não existe mais. Além de ser o primeiro torneio de Sword e Shield, este será também o primeiro onde o ranking geral se tornará um ranking histórico e o ranking anual será extinto, dando lugar a um ranking por gerações, um método mais justo para determinar quem de fato está em alta.

O Sudeste está com um jejum de duas edições seguidas sem ser campeã, o que é uma situação não muito comum. Vem forte com grandes jogadores. Seu maior destaque é okara, o jogador com mais chances de título. Mas o Sudeste não está tão distante, a região atual campeã, Nordeste, vem em seguida com uma mescla boa de representantes. As outras regiões tem poucos jogadores classificados, mas, com exceção do Centro-Oeste, que voltou a ficar em baixa, todas tem algum tipo de perspectiva. Vale lembrar que o Exterior está mantendo sua presença agora no torneio, com o recorde de três inscritos, dois classificados para este torneio.

Como premiação pela comemoração do 20º torneio, mais uma vez o campeão irá aparecer na próxima capa do almanaque junto com seu time.

Grupo A

Uma vaga está garantida para sogeking. A outra está em aberto.

sogeking (SP) - Jogar Pokémon é igual andar de bicicleta, e com sogeking isso não é diferente. Ele jogou muito bem a Copa Land anterior, só parando nas oitavas de finais porque enfrentou Rickbp1 em três partidas difíceis. Recentemente venceu o torneio Alola Last Challenge na EVO. Ele tem boas chances de se tornar tricampeão.

Siirin (PE) - Jogador novato, é membro do clã DR. Ele joga competitivamente há algum tempo, mas ingressou nos torneios apenas este ano. Apesar de não ter conquistado ainda algum título, ele conseguiu algumas vitórias notáveis, como vencer o Will Watts nas eliminatórias do Nordeste e também o sogeking e o CaCaTuA na Copa EVO que está ocorrendo neste momento, obtendo um score de 3-0 até agora. Pode ser considerado uma promessa.

Reis (SP) - No ano passado, além de ganhar a Taça EVO Golden Cup, foi também campeão de um EVO Tour. Está em sua décima participação da Copa Land. Ele não obteve bons resultados em suas últimas classificações, dando o azar de parar em empates triplos.

Dih (SP) - Um dos poucos jogadores a passarem por mais de 10 anos pela Copa Land, Diih voltou a jogar recentemente com o lançamento de Sword e Shield. Para não dizer que ele não ganhou nada desde sua última participação em 2017, ele foi campeão quatro vezes do Trainer Journey, além de ter vencido duas edições do EVO Tour.

Grupo B

Um grupo da morte extremamente forte, senão o maior de todas as edições. Este é o grupo onde todos os jogadores tiveram o score 3-0 na primeira fase da Copa EVO deste ano.

Hero Signal (TO) - O ano de 2019 foi de grandes conquistas. Além de ganhar a Copa Land, ele venceu o EVO Tour Final. Neste ano ele venceu o PokéEVO Classics #1. Também é considerado um dos favoritos ao título.

Caetano93 (RS) - Acabou de ser campeão do Smogon Premier League pela equipe Alpha Ruiners no metagame BW, com o score de 6-3. Ele foi o segundo melhor da tabela na quinta geração.

Thiago Nunes (SP) - Em 2019, foi campeão dos torneios Ubers Open #1 e Classic Clans Combat #2. Não teve uma boa atuação em sua primeira participação na Copa Land, no primeiro semestre do ano passado. Tentará melhorar esse resultado.

Odeio stall (PB) - Na EVO ele não conquistou nenhum torneio, porém seus melhores resultados são no Smogon e no Pokéfrontier. Em 2018 ele chegou aos playoffs do Smogon Tour, poucos brasileiros conseguiram isso. Também em 2018, ele jogou pelo Brasil na Copa do Mundo do Smogon, onde nossa equipe teve sua melhor campanha na primeira fase, mas acabou eliminada na fase seguinte. No Frontier ele foi campeão de um FDL.

Grupo C

Staraptor desponta com um pouco mais de chances do que os outros, mas as duas vagas podem ser de qualquer um deles.

Al-kun (MS) - Conseguiu pela primeira vez chegar às quartas de finais da Copa Land. Al-kun acabou o ano líder do ranking da EVO, vencendo 6 torneios, como o UU Open #2 e o Platinum Cup, além de também terminar líder do Grand Slam. Porém ele decaiu um pouco no metagame SS, classificando-se nesta Copa Land sem uma vitória jogando, já que seu segundo adversário não apareceu.

Staraptor (AM) - Ainda continua jogando em alto nível. Em 2019 ele venceu o LC Open #1.

Nowh (PE) - Venceu mais uma vez o Classic Clans Combat no ano passado. Ele também esteve no posto de campeão da Orange Island League da EVO. Acabou em quinto lugar no ranking da EVO no passado.

TDNT (SP) - Deu um salto tremendo em tão pouco tempo e está jogando muito bem. E títulos não faltaram para ele, como por exemplo no ano passado, a Copa São Paulo, Victory Road, OUDL na EVO, e mais recentemente o Galar First Challenge e o 4Fun Stadium. Ele foi escolhido também no OUPL no Smogon. Prestem bastante atenção nele.

Grupo D

Leitão e rajshoot serão os classificados.

Leitão (CE) - Não vence um torneio há um bom tempo, porém a tradição também fala alto na Copa Land. Em suas últimas cinco classificações, ele avançou no mínimo para as oitavas de finais. Acabou em terceiro no ranking geral do torneio, quando este ranking ainda tinha importância. Sempre será um nome forte a ser considerado.

Bruno De Lucas (SP) - Está em sua segunda participação da Copa Land. Na primeira vez, na segunda edição do ano passado, não conseguiu passar da primeira fase. Tentará melhorar seu desempenho.

rajshoot (IND) - Começou a jogar competitivamente em 2017. Ele venceu um CAP UU Smogon Tour. É mais ativo na tier Little Cup. É o primeiro indiano a se classificar na Copa Land.

jpnmello (RJ) - Voltou a jogar torneios recentemente. Ele venceu o OUDL na EVO em 2018.

Grupo E

O primeiro lugar é de ade50. Não se sabe quem será o segundo.

ade50 (SC) - Começou bem com os jogos Sword e Shield, vencendo o UU Open #1, figurando como terceiro no ranking da EVO por enquanto. Continua forte neste torneio, chegando em sua terceira semifinal em sua última participação. Neste momento está com o score 4-0 na Copa EVO.

LiarFairy (RJ) - A musa da Copa Land está de volta. No ano passado ela focou apenas nos torneios por equipes, vencendo o Classic Clans Combat #2 e o Multi Tiers Draft League na EVO. Não gostou muito do metagame SS.

MAIK 23 (RJ) - Está em sua terceira participação consecutiva na Copa Land. Dessa vez ele foi um dos classificados pela repescagem.

JJ (RN) - Está em sua segunda participação. Na segunda edição de 2017 ele se classificou, porém foi banido do campeonato por ter um usuário fake na EVO. De lá para cá ele conquistou alguns torneios, como o PokéEVO Golden Classics e o EVO Tour Final em 2018. Na Copa EVO deste ano, ele fez uma das piores partidas de todos os tempos contra o okara. Tire suas próprias conclusões com o replay: https://replay.pokemonshowdown.com/gen8ou-1087649255.

Grupo F

Um grupo bem equilibrado.

Rickbp1 (SP) - Chegar em quatro semifinais da Copa Land não é para qualquer um, e foi o que Rickbp1 fez, o único a realizar este feito. Faltou muito pouco para passar Koga no ranking geral, mas não foi possível, terminando assim em segundo lugar. Isso pode acontecer agora, mas este ranking passará a ter apenas valor histórico.

leo568 (GO) - O ano de 2019 foi bom para leo568, onde venceu os torneios BL UBER Stadium, Banned Stadium e Taunt Cup #1. Resta em suas mãos aumentar o brilho da região Centro-Oeste.

Marcelão (RR) - É um jogador bastante conhecido na EVO, jogando seus torneios desde 2013. Individualmente ele já venceu a Taberna dos Campeões em 2017. Por equipes ele foi campeão duas vezes do Old Gen Draft League, uma Random Draft League e uma Over Used Draft League. Ele é o primeiro jogador classificado para a Copa Land pelo estado de Roraima.

CaCaTuA (CE) - Como Pokémon é uma droga, e todo mundo que decide parar sempre tem uma recaída, com CaCaTuA não foi diferente, ele não resistiu e decidiu experimentar o metagame SS. No ano passado ele acabou na quarta colocação do ranking da EVO.

Grupo G

Sem sombra de dúvidas okara passará de fase. Jeidel e .Lost. brigam pela segunda vaga.

okara (SP) - Ficou calejado ano passado chegando em duas semifinais da Copa Land e terminando como segundo colocado do ranking da EVO. Está com o score 4-0 na Copa EVO deste ano. Essa será sua grande chance, ele é o mais cotado a assumir a faixa de campeão. Em contraste com tudo isso, ele fez a pior batalha do ano contra o JJ.

.Lost. (PE) - Bom jogador da antiga LOP PE, .Lost. voltou a se classificar para a Copa Land oito anos depois de sua primeira participação, onde conseguiu chegar às quartas de finais.

GolemIsReal (RJ) - Surpreendeu a todos se classificando pelas eliminatórias da região Sudeste em um grupo muito difícil, vencendo os campeões Renzen e LiarFairy. Podemos dizer que é a zebra desta edição.

Jeidel (PRI) - Querendo ou não, sua participação na edição anterior do torneio contribuiu para que os jogadores estrangeiros tivessem suas próprias vagas nas eliminatórias da Copa Land, sem a necessidade de disputarem com outra região, mesmo que o número de inscritos nesta edição tenham sido poucos. Ele fez uma excelente estreia, terminando em quinto lugar. Quem sabe agora ele alce voos mais altos. Na Copa EVO que está ocorrendo neste momento, ele está com score de 3-0.

Grupo H

Splash tem mais condições que os outros. A segunda vaga ficará para Ryan37.

Ryan37 (AL) - Para a contrariedade da maioria dos jogadores, Ryan37 é o atual campeão da Copa Land, primeiro pelo estado de Alagoas. Como os números não mentem, terminou em terceiro no ranking da EVO, vencendo torneios como o UU Open #1, por exemplo. Deve ser um nome a ser considerado.

TSC (SP) - Sendo um DS dude nato, TSC ficou extremamente irritado com decisão da Game Freak de colocar o limite de 20 minutos em single battle nos jogos Sword e Shield, tornando praticamente impossível jogar algum metagame do Smogon no Nintendo Switch. Não está jogando em alto nível em SS até o momento. Na verdade, isso não ocorre há quase 10 anos.

Artur Aragaki (SP) - Está se aventurando pelo metagame VGC com o lançamento de Sword e Shield. Pela EVO, ele já é um jogador bastante conhecido, mas que ficou inativo nos últimos anos. Ele não tem muitos títulos, sua única conquista foi em 2013, vencendo a terceira divisão da Taça EVO.

Splash (SP) - Em suas duas participações anteriores na Copa Land, Splash parou nas oitavas de finais. Mas dessa vez as coisas serão bem diferentes, pois ele é mais um jogador do Sudeste com boas chances de título. Ele já assimilou o metagame SS muito bem, vencendo um RU Open e sendo atualmente o líder do ranking da EVO. No ano passado ele fechou na oitava colocação.