EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos uma comunidade brasileira dedicada ao Pokémon competitivo. Preparado para iniciar sua jornada?
Você irá encontrar conversas e torneios constantes em nosso espaço.

Registre-se e participe com a gente!
Tomando notas em batalhas Pokémon

Aviso: As informações abaixo serão mais direcionadas ao metagame VGC, embora os seus conceitos sirvam para todos os formatos de jogo que se apropriem das batalhas via console.


A importância de tomar notas

Esse guia começa a partir da noção de que é expressamente proibido o uso de quaisquer tecnologias externas ao jogo durante as batalhas de torneios oficiais da Pokémon Company. Isso significa que você não poderá tirar fotos do Team Preview do adversário, nem acessar sua PokéDex ou usar uma calculadora de dano.

Além disso, é importante levar em conta que, diferentemente do Pokémon Showdown, em torneios oficiais de VGC não temos uma quantidade de tempo razoável para pensarmos o nosso movimento. Por padrão são disponibilizados 90 segundos para a visualização do time adversário e outros 45 segundos para cada turno (escolhendo as ações dos dois Pokémon). Ademais, a batalha somente pode durar o máximo de 15 minutos.

Ne mesa, o console de um lado e o bloco de notas do outro.

Tomar notas pode ajudar você a elevar o nível do seu jogo, permitindo que você abra mão de se lembrar, por exemplo, qual moveset ou quais Pokémon o adversário carrega consigo – pois já os terá anotado em seu bloco ao passo em que o oponente os vai revelando – e foque naquilo que realmente interessa, como fazer o predict de forma acertada.

Em resumo você precisará sempre otimizar o tempo de suas decisões, bem como ter ao seu fácil alcance todas as informações que precisa para embasá-las e, para isso, tomar notas será extremamente útil.

Regras para tomar notas

Antes de irmos para as dicas de como tomar notas, vejamos as regras para elas segundo a Pokémon Company:

8 – Tomando notas

“Jogadores podem, durante um jogo, tomar notas relacionadas a ações que tenham acontecido durante aquele jogo. Jogadores podem escrever anotações durante uma partida e lerem-nas durante a mesma. Jogadores podem não querer compartilhar suas notas com outros jogadores, mas um juiz pode pedir para ver as notas de um jogador e pedir uma explicação delas. A folha de notas de um jogador deve estar em branco no começo de cada partida.

Jogadores devem tomar cuidado com o tempo que demoram para tomar notas, e não podem usar aparelhos que enviam ou recebem mensagens para fazer anotações. Um jogador não pode consultar notas de rodadas anteriores enquanto um torneio está em progresso. Notas escritas durante uma partida não podem ser dadas a outros jogadores durante o torneio.

Como um juiz pode pedir para ver as notas durante uma partida, o uso de códigos, cifras, abreviações e quaisquer outros métodos para obscurecer o significado das informações não é permitido. Adicionalmente, notas feitas por um jogador não podem conter informações erradas com a intenção de enganar a organização do torneio”.

Fora isso a Pokémon Company convencionou que abreviaturas tidas como “óbvias” são aceitas. Assim, se escrevermos coisas como “Ttar” ou “TWave” em nosso bloco de notas, não haverá problemas. De outro modo, haverá problema se você colocar algo como “Rock Dragon” no bloco de notas e isso se referir a um Tyranitar. É um código seu, algo cujo significado ou referência não podemos supor, e por isso torna-se inaceitável.

Quanto à folha de papel em branco, a grande maioria dos torneios ao redor do mundo aceita que ela possua uma espécie de modelo impresso, desde que não haja absolutamente nada escrito. Os usuários do fórum Nugget BridgeBrady1225 e Duck on Quack, fizeram uma versão modelo que pode ser impressa e é aceita na maior parte dos lugares. Você pode consultá-la e imprimi-la clicando qui, bem como ver um modelo semelhante em uso aqui.

De qualquer forma, é sempre bom procurar por um juiz do torneio antes de começar e pedir esclarecimentos quanto a poder ou não usar esse modelo. No final das contas, por garantia, leve sempre um bloco de notas em branco ou um pequeno maço de folhas de sulfite cortadas ao meio para poder fazer suas notas em formato livre caso outro não seja aceito.

Como tomar notas de maneira efetiva

Nas primeiras vezes que você tomar notas muito provavelmente irá se perder no tempo ou se confundir e anotar coisas não tão úteis. Isso é normal e é por isso que é muito importante se acostumar com o timer de jogo.

Cada pessoa funciona de forma diferente. Particularmente eu gosto do formato do modelo acima e, apesar de nunca tê-lo usado, a forma como eu faço minhas anotações é semelhante.

Anotamos na pressa, nem sempre sai algo digno de uma obra de arte.

Vou considerar aqui que você está usando uma folha em branco e explicar como eu tomo notas. Logo que o Team Preview começa, eu divido os 2/3 superiores da minha folha em 6 quadradinhos e insiro os Pokémon do Team Preview do adversário, na ordem em que eles aparecem. Aproveito e faço um asterisco em possíveis ameaças ao meu time, prováveis Mega-Evoluções e naqueles outros que achar relevantes no momento. No terço inferior eu anoto os Pokémon que o adversário levou para a batalha conforme eles forem sendo revelados.

Além disso, deixo um espaço para anotar os turnos passados de fatores que afetam a arena, o que é mais do que essencial para que eu possa calcular meus próximos movimentos assim que aqueles são ativados. Refiro-me aos moves ou Abilities que trazem uma condição ao campo e que possuem tempo definido para acabar, como o Weather (Rain, Snow etc.), o Terrain (Psychic Surge, Electric Surge etc.) ou outras condicionantes, como Trick Room, Tailwind, Gravity, Taunt, Reflect, etc.

Conforme os Pokémon do meu adversário me atacam, também vou anotando no quadradinho reservado a eles os moves que vejo usarem, bem como o item que estão segurando, caso eu consiga descobrir qual é. Isso é importantíssimo em batalhas melhores-de-três, já que você pode usar a mesma folha por todas as três lutas e já saberá qual a formatação do Pokémon adversário para as próximas lutas. Em grandes torneios VGC, que chegam a durar mais do que um dia, você também poderá verificar quem passou para os dias seguintes e estudar seus times, caso tenha lutado contra algum deles em um dia anterior (isso pois é vedado aos jogadores mudarem seus times no decorrer da competição e muito provavelmente você os enfrentará novamente).

A depender do espaço que sobra na folha, anoto em algum lugar coisas que eu preciso me lembrar, como que determinado Pokémon está com um move desabilitado ou com Encore e quantos de seus turnos já se passaram, ou que meu Charizard sobreviveu ao Rock Slide do Salamence dele, o que, nesse exemplo, me dá segurança para entrar com o Charizard frente à mesma situação em lutas futuras contra o Salamence daquele jogador.

Outro ponto importante para tomar nota e que algumas pessoas se esquecem é o número de vezes que cada move foi utilizado. Em VGC é muito comum o uso de moves que têm poucos PPs, então torna-se relevante notar que um dado Pokémon já usou o máximo de vezes possíveis determinado move e, provavelmente, seus PPs se esgotaram.

Por fim, embora óbvio, tenha em mãos várias opções com as quais escrever. Leve sempre consigo mais de uma caneta ou lápis (com borracha e apontador). Pode parecer desnecessário citar isso, mas você se surpreenderia com o número de pessoas que se desesperam em grandes torneios por sua caneta estar falhando. Além disso, se estiver usando o bloco inteiro, escreva de maneira leve, de forma a não marcar as folhas que estão por baixo. Se sua escrita for mais forte, destaque a folha a ser usada. Isso porque você não poderá usar uma folha que aparente estar marcada, o que te deixaria sem papel em momentos decisivos do torneio. Usar uma prancheta transparente e colocar a folha nela também é uma boa opção.

Caso você tenha qualquer problema com suas notas, como por exemplo o fato de um juiz dizer que não entendeu algo ou questionar seu uso de folha com o modelo (mesmo não tendo nada escrito), você sempre pode optar por levar o caso para o Head Judge, que é o juiz principal, cuja função é determinar de maneira definitiva o que pode ou não nos casos que geram dúvida.

Ganhando ou perdendo, salve todas as partidas que fizer em um torneio e, ao assisti-las, consulte suas notas e tente entender o porquê de você ter tomado determinadas decisões e se suas anotações foram condizentes com o necessário. Pergunte-se novamente quais seriam seus Leads e qual seria a estratégia usada naquela batalha. Com a constante reflexão e análise críticas de nós mesmos poderemos ser sempre treinadores melhores e competir em um nível cada vez maior.

Boa sorte nas lutas!

Texto originalmente escrito no site da Liga Pokémon de São Paulo.

Postado por: bye
Data: 26/04/2017