EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos um portal brasileiro dedicado ao Pokémon competitivo e que busca implementar a experiência dos jogos através de desafios que representam a jornada de cada jogador ou jogadora no mundo Pokémon.

Registre-se e jogue com a gente!

Há alguns anos, surgiu um movimento na EVO, inclusive dentro de sua própria organização, pedindo a mudança da plataforma da Copa Land para o Pokémon Showdown, muitos alegando a abertura do campeonato para uma participação mais ampla de jogadores. Isso não ocorreu até o momento devido à tradição do torneio em ser realizado nos jogos originais e ao fato do 3DS ser a plataforma oficial atualmente utilizada pelos jogos Pokémon. Porém, hoje, devido à decadência do torneio e também a baixa participação de jogadores em campeonatos Wi-Fi de modo geral, a Copa Land a partir do ano que vem irá migrar para o PS, para não se repetir nesta geração o que ocorreu no final de ORAS, onde a participação dos jogadores foi muito baixa. Sendo assim, a Copa Land 2018/2 será a última edição realizada no Nintendo 3DS. Em 2020, logo após o lançamento da oitava geração, o torneio voltará para a plataforma da Nintendo, e as duas competições realizadas no ano serão alternadas: a edição do primeiro semestre ocorrerá no Nintendo Switch e a edição do segundo semestre será no Pokémon Showdown. Dessa maneira o público de ambas as plataformas terão a oportunidade de continuar prestigiando a Copa Land.

Falando em baixa de participação de jogadores, essa edição quebrou o recorde mínimo de inscrições, sendo 38 no total. Realizar uma fase de grupos com 32 jogadores se tornou impraticável, então o número de vagas diminuiu para 24, para haver o mínimo necessário para uma boa competição. Como ocorreu em 2008, o torneio terá seis grupos de quatro jogadores, com os quatro melhores terceiros colocados também se classificando para as oitavas de finais, no formato onde o 1º da classificação geral enfrenta o 16º, o 2º o 15º, e assim sucessivamente. Mesmo com medidas para manter a qualidade da competição, essas eliminatórias foram uma das piores, pois os WOs a prejudicaram muito, com muitos jogares se classificando para a Copa Land sem ao menos ter uma vitória. Esperamos que pelo menos nesta fase os jogadores respeitem o torneio e façam todas suas partidas.

Sobre as chances de cada região, contamos com a superioridade do Nordeste. Sustentada em quatro colunas, CaCaTuA, Rex, CM Scofield e The Afterman, é a região mais forte e a favorita a vencer este torneio. O Sudeste com seus campeões e a força de LiarFairy é próxima região a atingir as melhores marcas. O Centro-Oeste, com o mais do mesmo, tem o retorno de Hiei, podendo talvez melhorar seus resultados. As regiões Norte e Sul têm apenas dois jogadores cada um, mas pelo menos o Sul conta com Caetano93, que sempre dará trabalho a qualquer um.

Grupo A

Este é o grupo da morte.

Caetano93 (RS) - O novo administrador geral da EVO continua em boa fase e venceu vários torneios por equipes esse ano. Porém, como caiu no grupo da morte, terá um grande desafio desde o começo.

CM Scofield (BA) - Depois de uma final turbulenta contra o Koga na Copa Land 2017/2, CM Scofield cumpriu o que prometeu, que era chegar à final desse torneio e continuou seus planos de aposentadoria. Porém a vontade de vencer essa competição foi maior e agora ele retorna para mais uma chance de terminar vencedor.

Douglas (PA) - Bom jogador da região Norte, Douglas vem ganhando bastante evidência na EVO. Ainda lhe falta um título individual de destaque, porém, por equipes venceu o Old Gen Draft League esse ano.

OldAmber (RJ) - Campeão da Copa Sudeste deste ano, OldAmber chegará longe neste torneio. Hoje ele é um dos organizadores dos torneios da EVO.

Grupo B

Koga e The Afterman saem na frente, com PocasTrancas correndo por fora.

Koga (MG) - Em sua décima participação consecutiva, Koga atingiu um feito histórico. Ultimamente anda bastante desanimado com o OU metagame e praticamente está jogando sem compromisso. Talvez isso o ajude a chegar longe no torneio, já que está sem pressão.

Leafar F. (SP) - O patinho feio deste grupo, Leafar F. foi um dos jogadores que teve sua classificação facilitada pelo número de WOs das eliminatórias. Terá que provar o contrário nesta fase de grupos para merecer a participação no torneio.

PocasTrancas (MG) - Numa luta conturbada nas eliminatórias contra o Leafar F. com um disconnect, terão então nesse grupo mais uma oportunidade para terminar aquela partida. Foi semifinalista da Copa Land anterior.

The Afterman (CE) - Está com menos força do que antes, mas ainda assim é um nome de peso neste grupo. Está em sua segunda participação na Copa Land, não se deu muito bem em sua primeira aparição. 

Grupo C

Grupo muito louco. Tudo pode acontecer aqui, inclusive ninguém jogar nenhuma partida. 

Renzen (SP) - Contrariando a expectativa de todos, Renzen é o atual campeão do torneio e agora terá a grande missão de defender o título.

Psycho Dark (MG) - O pseudo aposentado dos torneios volta para mais uma Copa Land para dar o ar de sua graça. Se Psycho se esforçar e jogar suas partidas, tem boas chances de passar de fase.

Yuji (SP) - Considerado a zebra desta Copa Land, Yuji se classificou vencendo Psycho Dark nas eliminatórias.

Amphareixon (RS) - O jogador mais odiado da internet está em sua segunda participação, tentará melhorar seu desempenho, já que não passou da primeira fase da outra vez. Está em um excelente ano, venceu vários torneios, dentre eles a Copa Sul, e é o segundo colocado do ranking de Nintendo 3DS da EVO. 

Grupo D 

Rex não terá dificuldades aqui. Mamilo segue como segunda força no grupo. 

Rex (PB) - Um grande nome das últimas edições da Copa Land, Rex anda em ótima fase, venceu vários torneios este ano e é um dos cotados ao título desta competição.

Mamilo (GO) - Velho de guerra nos torneios Pokémon, Mamilo chega para sua quinta participação. Sua meta é pelo menos repetir suas melhores atuações, que é pelo menos chegar as quartas de finais.

SORAFLV (SP) - Surpreendentemente chegou as oitavas de finais em sua primeira participação no torneio da edição passada. Pode dar trabalho aos outros jogadores do grupo.

Xnoc (RJ) - Conhecido pelos disconnects misteriosos em suas partidas, Xnoc está em sua segunda passagem pelo torneio, chegando as oitavas em sua primeira tentativa. Venceu a Starters Cup na EVO este ano. 

Grupo E 

CaCaTuA é o mais forte deste grupo e é nome certo na próxima fase. Os outros três estão equilibrados. 

CaCaTuA (CE) - Recuperando o seu prestígio e vencendo quase tudo esse ano entre torneios individuais e em grupo, foi o primeiro bicampeão da Taça EVO Golden Cup, também é o líder do ranking de 3DS da EVO. CaCaTuA é o maior candidato ao título desta edição. Se afastar a zica do favoritismo e também melhorar o seu temperamento, com certeza sairá como campeão.

Davidsk8 (SP) - Melhorou muito seu desempenho nos últimos meses. Foi vencedor da Taça EVO Silver Cup deste ano.

Hiei (GO) - De volta a Copa Land, Hiei continua sempre presente nos torneios de 3DS, conquistou várias vitórias e está em terceiro lugar no ranking de 3DS da EVO.

TONHÃO (TO) - Depois de uma péssima participação na Copa Land anterior, TONHÃO melhorou bastante o seu nível e conquistou alguns títulos, entre eles a edição bronze da Taça EVO. 

Grupo F

 LiarFairy irá desbancar todos os outros. O resto aqui é uma incógnita.

TSC (SP) - Depois de praticamente um ano repleto de péssimos resultados e podendo agora finalmente mega evoluir um Pokémon na Ultra Moon, TSC retorna para a Copa Land com a melhor campanha dessas eliminatórias, o que não significa muita coisa. Ultimamente anda ausente dos torneios, dando mais atenção a competições de Pokémon TCG.

Jony (CE) - Em processo de aposentadoria, Jony volta para a Copa Land de dois anos para encerrar sua carreira com chave de ouro.

LiarFairy (RJ) - Não contente em ser a melhor jogadora do Brasil, LiarFairy vem conquistando vitória após vitória, vencendo vários títulos da EVO e se tornando a líder do ranking de Pokémon Showdown até o momento. Nunca antes a Copa Land teve uma mulher com grandes chances de faturar o título.

Dan (GO) - Está em sua terceira participação no torneio. Tentará repetir o feito de sua primeira tentativa e pelo menos chegar as oitavas de finais.