EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos uma comunidade brasileira dedicada ao Pokémon competitivo. Preparado para iniciar sua jornada?
Você irá encontrar conversas e torneios constantes em nosso espaço.

Registre-se e participe com a gente!

O Pokémon competitivo passa por um momento semelhante ao final de geração, só que não estamos nem na metade dela. Sempre quando isso acontece, tentamos achar a causa do baixo movimento e da falta de interesse dos jogadores, são analisadas as mais diversas teorias, porém desta vez esse efeito foi bem mais amplo, não atingindo só a EVO ou só o Brasil, mas também vários fóruns pelo mundo. Pokémon faz 25 anos em 2021, e ao entrar em uma nova década, percebemos que o mundo tem muito mais opções de entretenimento para concorrer com os jogos de monstros de bolso, as pessoas também cada vez mais tem o seu tempo mais curto para dividirem sua atenção, assim é natural que os grandes campeonatos que beiravam 200 inscrições dez anos atrás estejam apenas guardados em nossa memória.

Sobre esta Copa Land, o baixo número de inscritos afetou bastante a classificação das eliminatórias, onde as desistências nos grupos fizeram com que vários jogadores se classificassem para o torneio sem obter ao menos uma vitória. Esta é a primeira edição no formato da segunda DLC de Sword & Shield, então temos quase todos os Pokémon lendários disponíveis, reformulando mais uma vez o OU metagame. Vale repetir também que os suspect tests do Smogon continuam de vento em popa.

Na última edição o Exterior dominou completamente o campeonato, figurando com os dois finalistas, assim é seguro garantir que desta vez que seus jogadores são fortes candidatos a repetir este feito. A região Sudeste quer sair logo de uma vez do jejum de títulos, ela tem mais uma vez mais da metade dos participantes, e dentre eles encontramos TDNT, o maior cotado a ser campeão deste torneio. Enquanto o Norte tiver Hero Signal jogando, essa sempre será uma região notável. A região Centro-Oeste tenta mostrar sinais de melhora, tendo quatro participantes pela primeira vez desde 2016. Quanto à região Sul, podemos argumentar que pela semifinal que Mirai conquistou no torneio passado, essa poderia ser uma região a ser considerada, mas muitos dizem que aquilo não passou de apenas sorte. O Nordeste protagonizou a maior vergonha das eliminatórias da Copa Land, tendo apenas 20% de todas suas partidas realizadas, sendo assim, é normal não esperarmos nada dessa região.

Grupo A

Al-kun ficará com uma das vagas, a outra se encontra em aberto entre os rebelados que ficam trocando de nick.

Mirai (PR) - Com a ausência de Caetano93, pensava-se que a região Sul iria entrar uma fase de baixa, longe das primeiras posições da Copa Land. Sob o nick de Ultratinkle, Mirai provou o contrário e chegou às semifinais do torneio passado. Será difícil repetir o mesmo feito, mas ele espera ao menos passar da fase de grupos.

Siirin (PE) - Era chamado de Song of Spirit e voltou a se chamar Siirin. Apesar de ter chegado às oitavas de finais nas duas últimas edições, ele nos decepcionou com seu desempenho nos últimos meses. Não fará muita diferença nesta Copa Land.

Al-kun (MS) - Representante mais forte do Centro-Oeste nos últimos anos, Al-kun vem sempre batendo na trave na Copa Land. No torneio passado passou por uma difícil fase de grupos vencendo .Gama, Hec e Psycho Dark, mas foi barrado por Terry Kloak logo a seguir.

Edilson o jogador (MG) - É inacreditável a quantidade de jogadores que trocam de nick só para dificultar a edição do almanaque da Copa Land. Para questões de registro, é mais comum denominá-lo como mito mitoso. No torneio passado ele se classificou com a alcunha de Lynch mi A2, tendo uma péssima participação na fase de grupos. Vamos esperar que dessa vez ele pelo menos conquiste sua primeira vitória. Este ano ele venceu o GSC Chateau.

Grupo B

Heverton Xavier e Sahki serão os classificados deste grupo.

Heverton Xavier (ES) - Está se tornando uma presença ativa na EVO e na Copa Land. Recentemente ele foi campeão do PokéEVO Classics.

Cigano (GO) - Jogador antigo da EVO, Cigano esteve bastante presente na época do fórum. É um jogador fanático e bastante experiente de Monster Hunter, porém não tem a mesma sorte jogando Pokémon.

Sahki (RJ) - Começou a jogar competitivamente no servidor chamado Indigo. Quando este fechou, começou a jogar nos servidores Pandora, Hispano, e o Grande Pokémon Brasil. Se tornou mais assíduo na EVO a partir da oitava geração. Gosta bastante de participar de team tours, seu torneio mais marcante foi a participação do POWC jogando SS OU pela Venezuela e sua maior conquista foi vencer a Copa EVO em 2020 pelo clã DR.

Hiei (CE) - De volta a Copa Land depois de três anos, Hiei se mudou para o Ceará e conseguiu dessa vez se classificar pelo Nordeste. Resta saber agora se ele tem o mesmo desempenho de antigamente ou se apenas fará número.

Grupo C

Diih ficará em primeiro, a segunda vaga é incerta.

Beraldinho (SP) - Foi o último classificado deste torneio pela repescagem, Beraldinho tem uma participação ativa na EVO. Ele já venceu alguns EVO Tours, além do NU Open e alguns torneios por equipes, como a EVO Premier League e a Copa EVO em 2019.

Allen (GO) - Jogador da antiga LOP DF, Allen costuma jogar alguns torneios presenciais pelo 3DS. Tem uma boa experiência jogando Pokémon competitivamente, porém, é provável que se vencer alguma partida nesta fase, ele esqueça de postar o resultado e alguém se classifique em seu lugar.

Diih (SP) - Por mais que Diih entre na aposentadoria, a vontade de jogar Pokémon é mais forte, ele volta a participar de torneios e consegue se classificar para mais uma Copa Land.

NShadowWN (SC) - Jogador misterioso da região Sul, venceu suas duas partidas nas eliminatórias.

Grupo D

Lyster e Ikalgo passarão sem problemas.

Ikalgo (RN) - Chamado de Luffy, antes disso era JJ, é mais conhecido como Aborthur, Ikalgo troca de nick mais vezes do que troca de roupa. Na última Copa Land ele fez uma excelente primeira fase, mas acabou sendo eliminado nàs oitavas de finais pelo k3nix. No ranking principal da EVO, fechou o ano de 2020 em oitavo lugar, além de ter sido líder do ranking Old Gen. É o jogador do Nordeste com maiores chances de chegar mais longe.

Lyster (VEN) - Está em sua segunda Copa Land. Na anterior, houve bastante expectativa sobre ele, mas ele parou nas oitavas de finais. Nesta edição, a chance de título é real.

JonJon (SP) - Ficou bastante animado em rever seus amigos da antiga CDW e resolveu se inscrever nesta Copa Land. Conseguiu a classificação e dará trabalho aos seus oponentes.

Renzen (SP) - Esteve parado na geração Sword & Sword e passou por maus bocados nas eliminatórias do Sudeste. Conseguiu se classificar pela repescagem. Ele quer voltar aos seus melhore dias.

Grupo E

LpZ já está na próxima fase. O restante está em pé de igualdade.

LpZ (SP) - É um dos ótimos nomes da região Sudeste, até hoje ele não acredita que parou nas quartas de finais da última Copa Land. Desta vez ele quer chegar muito mais longe. No ano passado ele ficou em quarto lugar no ranking da EVO, enquanto neste acho está em segundo, tendo já vencido um BW Chateau.

Dan (GO) - Volta pela primeira vez na Copa Land desde sua última participação em 2018, onde se irritou com a enrolação do Ampha para realizar a partida e se recusou a jogar contra ele, protagonizando o primeiro double WO na fase quartas de finais.

Pippo (SP) - Joga competitivamente desde 2006 no finado Netbattle, onde foi bom um tempo líder da formação original do clã CBT. Completamente ausente em XY e SM, ele voltou a jogar com mais frequência no ano passado. Sem nenhum título individual até o momento, seu torneio mais marcante foi o The Cup That Never Was, algo totalmente diferente de tudo que costuma ser jogado em Pokémon.

Gallaniel (RJ) - Ficou um ano parado e voltou agora a jogar competitivamente. Em sua terceira participação na Copa Land, ele quer pela primeira vez passar pela fase de grupos.

Grupo F

Rickbp1 e Captain funk se classificarão.

M Rodrigues (RR) - Nunca teve sorte na Copa Land. Não se espera que dessa vez seja diferente.

Rickbp1 (SP) - Passou um período longe dos torneios, porém nunca deixou de jogar. No ano passado ele chegou ao top 1 da ladder do metagame OU do Smogon. Isso nos mostra que ainda continua em forma e é um dos grandes nomes representando a região Sudeste.

Stampi (SP) - Jogador novato, ele participa do cenário competitivo desde 2020. Já participou da maioria dos torneios da EVO, mas até o momento não conquistou nenhum título individual.

Captain funk (EUA) - Primeiro americano a se classificar para a Copa Land, Captain funk é líder do clã Ascencion, juntando vários jogadores no Amino. É um dos favoritos ao título.

Grupo G

A disputa ficará entre Hero Signal, Thiago Nunes e TisteyZ. Este é o mais próximo de um grupo da morte que teremos nesta Copa Land.

Hero Signal (TO) - Líder do ranking da Copa Land, Hero Signal se mantém em forma, não importando qual seja a época. Se continuar neste mesmo ritmo, sempre chegando na fase mata-mata, logo ele será consagrado como o melhor jogador da história da Copa Land.

Thiago Nunes (SP) - Apesar de seu potencial, Thiago Nunes nunca se bem na Copa Land. Sua meta é passar pelo menos da fase de grupos. No ano passado ele foi campeão da Copa EVO pelo clã DR.

TistieyZ (ES) - O vice-campeão da primeira edição de 2019 conseguiu sua quarta classificação e quer recuperar seus melhores dias.

abdTon (SP) - Cinco anos depois, abdTon volta para a Copa Land e também para a organização da EVO. Em seus tempos de fórum, a EVO tinha seus torneios mais inusitados e divertidos sob a batuta de abdTon. Com uma pitada de nostalgia, desta vez ele vai tentar recuperar o que era de bom daquela época. Trabalhando também como jornalista, ele escreve para o site Showmetech e decidiu também escrever alguns artigos na EVO. Seguem alguns exemplos:

·        https://www.pokeevo.net/o-requiem-da-batalha-de-outrora/

·        https://www.showmetech.com.br/os-25-anos-de-pokemon-2/

Grupo H

TDNT ficará em primeiro e TSC em segundo.

TDNT (SP) - Fechou o ano passado na liderança em três rankings da EVO: o principal, o de consoles e o Slam. Em 2021 já se encontra em primeiro no ranking principal, sendo assim, é considerado o jogador mais preparado a vencer este torneio. Foi barrado de maneira amarga nàs oitavas de finais das duas últimas edições, então ele tem mais um motivo para desta vez se sagrar o grande campeão.

CriSs’ (AM)­ - Voltou a se classificar ao torneio depois de três anos. Focado nesse meio tempo no Zelda Breath of the Wild e em Pokémon Go, CriSs’ está nesta Copa Land somente a passeio.

TSC (SP) - Depois de seguidos vexames na Copa Land nos últimos cinco anos, TSC decidiu finalmente voltar a jogar com regularidade os outros torneios para melhor se preparar. A melhora foi visível, vencendo um campeonato pela primeira vez em muito tempo, foi campeão de um Galar Challenge e fechou 2020 na segunda posição no ranking de consoles da EVO. Espera dessa vez pelo menos chegar às oitavas de finais.

spx1 (SP) - Grande surpresa das eliminatórias do Sudeste, spx1 teve uma ótima participação. É jogador casual desde XY, começando a jogar competitivamente apenas no final de 2020. Participou nos seasonals e majors de algumas tiers no Smogon, tendo um desempenho mediano. Ele tem tido relativo sucesso na ladder. A Copa Land é o seu primeiro torneio na EVO. É um jogador para ficarmos atentos, ele dará algum trabalho aos outros participantes.