Esse tópico faz parte do projeto REVAMP. Clique aqui para saber mais.

Home Fóruns Fórum BETA Videogames Detonado Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

Detonado Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)
    JulianoG20
    Membro
    Trainer Card:
    Post count: 2345
    Pkdollars: ₽ 130
    Likes: 5
    #10827 QUOTE
     

     

    Olá pessoal, estou aqui para apresentar um pouco do jogo Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, versões praticamente iguais. Nesse jogo vou jogar com o personagem Brendan e iniciar com Treecko então todas as variações no rival e seu time, serão por conta do sexo do treinador e inicial escolhido. As variáveis da versão serão separadas da seguinte forma como mostrada na citação a seguir:”… Vencendo os dois você tem o primeiro encontro com Maxie/Archie, o líder do Team Magma/Aqua…”

    Sempre a primeira citação será sobre Omega Ruby e separado pela barra há a variação em Alpha Sapphire. Isso para não gerar confusão de chegar em tal ponto e não encontrar a equipe citada.

    Espero que gostem desse primeiro detonado da Conexão EVO. É algo mais pela vivência no jogo do que algo técnico. Vocês terão a minha visão do jogo, então, espero que possa ajudá-los e boa leitura.

     

    O início

    O jogo novamente se inicia dentro do caminhão de mudanças. Porém dessa vez temos uma cena da viagem, muito bonita por sinal. Após isso você precisa escolher qual personagem irá jogar e o nome que você colocará.

     

    Littleroot Town

    Feito isso inicia-se a jornada e você poderá sair do caminhão onde encontrará sua mãe. Ela te levará a sua casa, onde você precisará acertar o relógio no seu quarto.
    Saia da sua casa e vá para a casa do Prof. Birch, onde encontrará May/Brendan se preparando para a jornada. No laboratório de Birch, você encontrará somente um ajudante que dirá que o Prof. Birch está na rota 101.

     

    Corra para lá e você o encontrará em apuros cercado por um Poochyena. Ele pedirá que você pegue uma pokébola em sua bolsa. Hora de escolher seu Pokémon inicial e ajudar Birch. Derrote Poochyena e você será levado novamente ao laboratório onde oficialmente você recebe seu primeiro Pokémon.

     

     


    Treecko

    Lv 5

    Torchic

    Lv 5

    Mudkip

    Lv 5

     

     

    Oldale Town

    Chegando você encontrará um funcionário do PokéMart que te mostra a utilidade do mesmo, te dá Potions de presente e o leva ao PokéCenter que teve um visual totalmente repaginado e muito bonito. Não há o que fazer nessa cidade portanto cure os Pokémon, se quiser compre algumas Potions, que é o único item disponível no Mart. Vá para a rota 103 onde encontrará May/Brendan para a primeira batalha entre vocês. Ela possui um inicial com tipo favorável ao seu no Lv 5.

    Após vencê-la voltamos para o laboratório, onde você receberá a Pokédex do Prof. Birch e Poké Balls de May/Brendan. Quando estiver saindo de Littleroot sua mãe te chamará, mas não será nada demais. Correndo pela rota 101 você será chamado novamente, agora por May/Brendan, que fará um upgrade no PokéNav Plus adicionando a função DexNav. Andando um pouco mais você encontrará May/Brendan novamente, onde ela te ensinará como chegar perto de Pokémon selvagens que aparecem no mato. Para fazer isso basta mover o Circle Pad de forma bem suave para o lado que deseja andar. Assim você dará passos na ponta do pé. Pokémon capturados dessa forma possuem moves que não podem ser obtidos normalmente por level.

    Feito isso podemos ir diretamente para a próxima cidade passando por Oldale pegando a rota 102, mas antes de chegar em Petalburg vemos as arvores de berries de volta e temos uma nova interrupção da May/Brendan, mas sem batalhas dessa vez.

     

    Petalburg City

    Chegamos a primeira cidade com Ginásio desde sua partida. Esse ginásio é do seu pai Norman. Ele te convida a entrar no local e após um curto diálogo você encontra Wally pela primeira vez. Norman dá um Zigzagoon e Poké Balls a Wally. Você sai do Ginásio com Wally e ele te leva para capturar um Ralts. Voltando ao ginásio Wally fará um upgrade em sua PokéNav. O PlayNav que nada mais é que as funções da tela tounch de Pokémon X e Y. Wally sai da sala e Norman diz que você precisará desafiar outros Gym Leaders antes de voltar e desafiá-lo. Sem mais nada a fazer na cidade siga seu caminho, pela rota 104 onde chegará a Petalburg Woods.

    Em Petalburg Woods você tem seu primeiro contato com a Team Magma/Aqua para proteger um cientista. O Magma/Aqua Grunt possui apenas um Poochyena no Lv 9. Vencendo a partida você ganha o Exp. Share do cientista como forma de agradecimento. Saindo da floresta é mostrada uma cena com um Grunt Magma/Aqua te espionando.

    Na rota 104 após a floresta, ao conversar com um menino ele te dará a TM49 - Echoed Voice. Você também pode entrar na Pretty Petal Flower Shop e, ao conversar com alguma das meninas, você ganhará o Wailmer Pail, que é usado para regar as plantações de berries. Siga pela rota 104, você terá alguns treinadores pelo caminho antes de chegar a Rustboro City.

     

    Rustboro City

    Chegando na cidade você percebe May/Brendan saindo do PokéMart. Ela vem conversar com você mostrando um pouco da cidade. A cidade é grande com algumas coisas a fazer.

    Entrando no PokéMart converse com um homem de terno. Ele te dará a TM54 - False Swipe. Já na Cutter House, uma casa ao lado esquerdo do PokéCenter, você recebe o HM01 - Cut. Ao lado direito do PokéCenter você encontra a escola. Fale com o professor e receba o item Quick Claw. Em um prédio, um pouco acima do PokéCenter, ao conversar com os moradores você consegue uma Float Stone e uma Premier Ball.

    Agora vamos ao primeiro ginásio. Roxanne te recebe logo na entrada e segue para o fundo do ginásio onde te aguarda. O tipo do ginásio é Rock, portanto você poderá ter alguma dificuldade se escolheu Torchic como inicial. Serão três aprendizes no caminho para chegar na líder.

     


    Geodude
    Lv 12

    Nosepass
    Lv 14

     

    Ao receber a Stone Badge você pode usar HM01 fora da batalha e todos os Pokémon até o Lv 20 te obedecerão. Além disso você ganha a TM39 - Rock Tomb.

    Ao sair do ginásio você percebe uma movimentação de um Grunt. E logo vem o pedido de ajuda de um cientista. Siga-o, ao se aproximar ele te reconhece. É o mesmo cientista que você ajudou na floresta. Ele trabalha na The Devon Corporation e pedirá sua ajuda para alcançar o Grunt então vá para o Rusturf Tunnel e batalhe contra o Grunt. Ele possui um Poochyena Lv 13. Derrote-o e receba a Devon Parts para entregar ao cientista. O Grunt também estava com um Wingull do Mr. Briney que ficará grato a você. Ao devolver a Devon Parts você ganha uma Great Ball. O cientista pede que você o acompanhe até a Devon Corporation para conhecer o presidente da empresa, o Mr. Stone. Ele fará um upgrade na sua PokéNav inserindo a função BuzzNav. Além disso ele te entrega o item Letter para que seja entregue a Steven na cidade de Dewford. Saindo da Devon você encontrará May/Brendan, volte até a rota 104, antes da floresta na casa do Mr. Briney. Em gratidão ao resgate do “Pekko” ele te levará de barco até Dewford.

     

    Dewford Town

    Em Dewford você pode conseguir alguns itens. Saindo do barco, ao andar pela ilha você pode conversar com um pescador que te dará a Old Rod. Em uma das casas da ilha você consegue o item Silk Scarf. Em Dewford, você deve levar o Letter para Steven, que está explorando a Granite Cave. Porém, antes de ganhar a badge é impossível chegar à sala de Steven, porque há três homens bloqueando a entrada.

    Sem nada pra fazer e após visitar as poucas casas da ilha, que não possui sequer PokéMart, entre no ginásio para enfrentar Brawly, especialista em Pokémon Fighting. No caminho até ele serão três aprendizes. Ao vencer Brawly você recebe a Knuckle Badge e todos os Pokémon até o Lv 30 te obedecerão em batalha. Além disso você recebe a TM08 - Bulk Up.

     


    Machop
    Lv 14

    Makuhita
    Lv 16

     

    Caminhe para o norte da ilha até encontrar a Granite Cave, que é o local onde encontraremos Steven para entregar a Letter. No início da caverna ao conversar com um Hiker você receberá a TM70 - Flash. Siga adiante e você encontrará Steven que está observando as pinturas na parede da caverna. Entregue a Letter e você ganhará a TM51 - Steel Wing. Após breve diálogo ele sairá da caverna.

    Volte para o barco onde agora você tem duas opções de viagem, para Petalburg ou Slateport. Vá para Slateport encontrar o capitão Stern.

     

    Slateport City

    Chegando a Slateport você pode ter muitas batalhas nas areias e também na Seashore House, um local repleto de treinadores.
    Comecei pelo mercado da cidade. Logo no início você pode ver uma luz brilhando no chão, é uma Alakazite.

    No mercado você pode comprar itens em geral. Em uma tenda verde encontra-se o Energy Guru, ele vende as vitaminas para effortar os Pokémon. A mulher ao lado avalia o nível de efforts. Se estiver treinado corretamente ela te dará a Effort Ribbon. Na tenda ao lado, a mulher vende os mais variados incensos. Também há a tenda de TMs, são vendidas a TM01 - Hone Claws, TM73 - Thunder Wave, TM76 - Struggle Bug e TM100 - Confide.

    Ao norte do mercado há o Fan Club. Conversando com uma mulher de vermelho você ganhará a Shoothe Bell. Na casa acima do club reside o Name Rater. E um pouco mais ao norte o Pokémon Contest. Por enquanto não será possível competir mas conversando com um marinheiro ao subir as escadas você ganha a TM41 - Torment.

    No estaleiro de Stern você será informado que ele está no Ocean Museum. Você pagará $50 para entrar e encontrará muitos Grunts por lá. Um deles te dará a TM46 - Thief. Suba para o segundo andar. Ao conversar com o Capitão Stern, os Grunts te interceptarão começando a batalha. Um dos Grunts possui um Numel/Carvanha, o outro possui um Zubat e um Numel/Carvanha. Vencendo os dois você tem o primeiro encontro com Maxie/Archie, o líder do Team Magma/Aqua, mas por enquanto não irá batalhar com ele. Após eles saírem você entrega a Devon Parts para Stern que sai para uma expedição.
    Quando estiver de partida para a próxima cidade você escutará um movimento no Contest. É a famosa Lisia e seu Altaria. Você fica por perto quando ela te abordará, conversará com você e te dará o Contest Pass e o Pokéblock Kit. Todos entrarão no Contest e você acompanhará. Lá dentro Lisia te dará o Contest Costume que muda seu traje para participar do Contest. Agora é possível participar e são cinco categorias: Coolness, Beauty, Cuteness, Cleverness e Toughness. De início você poderá participar somente em Normal Rank.

    Participe do evento, ao final você encontrará com Lisia novamente e ganhará uma Lum Berry. Saindo do camarim uma Breeder te abordará e te dará um Cosplay Pikachu. Para trocar a “forma” do Pikachu volte ao camarim e encontrará a Breeder por lá.

    Suba pela rota 110 onde encontrará um grupo de Magma/Aqua Grunts mas eles não notarão sua presença. Seguindo pela rota 110 você encontrará a Trick House, um local interessante onde você consegue fazer algumas batalhas e ganhar alguns itens. Entre eles Expert Belt e a TM12 - Taunt. Continue na rota rumo a Mauville. No meio do caminho você encontrará May/Brendan que quer batalhar com você. Ela possui um Wailmer Lv 18, um Combusken Lv 20 e um Shroomish Lv 18. Após vence-la você ganhará o Dowsing Machine.

     

    Mauville City

    Logo na chegada você observa Wally conversando com um senhor. Sem que ele perceba sua chegada ele sai correndo.

    Quem jogou a versão original do jogo se espanta com a mudança que Mauville recebeu. A sua direita você encontra um restaurante, o Mauville Food Court, onde durante seu pedido podemos fazer algumas batalhas. Seguindo a sua direita você encontrará alguns tutores, um local para Invert Battles, o Battle Institute de Hoenn que ao entrar nele você ganhará o Vs. Recorder. Ainda no andar inferior você ainda encontrará os estúdios da TV Mauville. Ao lado esquerdo do primeiro andar você encontrará, o Crooner’s Café onde você ganhará a TM48 - Round, ao conversar com um senhor careca em frente a um estabelecimento fechado, ele te dará os dolls de Treecko, Torchic e Mudkip, há uma loja de especialista em espelhos onde você poderá alterar as formas de Thundurus, Tornadus e Landorus, há ainda um local pra trocar suas Poké Miles por itens e a Casa de Massagem. No centro da cidade você encontrará o PokéCenter, onde você ganhará O-Powers quando conversar com o senhor que está de frente para o mapa. Há ainda o PokéMart no centro da cidade, entre e converse com uma mulher no canto do Mart que te dará a TM58 - Sky Drop, ainda nesse PokéMart você poderá comprar várias outras TMs pelo valor de $10,000. Conversando com o jovem com mochila você ganhará um Globe para sua secret base.

    Ao chegar no ginásio, Wally estará na porta e ao perceber que você está ouvindo a conversa dele te chama para uma batalha. Ele estará somente com o Ralts no Lv 17. Ao vencê-lo, o senhor careca que conversava com ele te dará o HM06 - Rock Smash.

    Entre no ginásio de Wattson e passe pelos quatro aprendizes e pelas barreiras de eletricidade, que são bem simples de resolver. Wattson é especialista no tipo Electric, portanto ter um Pokémon Ground é fundamental para ter tranquilidade no desafio. Um Pokémon Fighting também é interessante porque dois dos Pokémon de Wattson possui também o tipo Steel.

     


    Magnemite
    Lv 19

    Voltorb
    Lv 19

    Magneton
    Lv 21

     

    Ao vencer você recebe a Dynamo Badge e agora seus Pokémon podem usar Rock Smash fora da batalha. Pokémon abaixo do Lv 40 te obedecem e você recebe a TM72 - Volt Switch.

    Suba para o andar superior da cidade. Lá você ganhará um Poké Toy de uma mulher, poderá comprar um Metronome por $1000 de um rapaz de terno e um Nugget daquele senhor careca. Volte para o térreo e vá pela saída da cidade a direita você encontrará Rydel, onde poderá pegar a Mach Bike ou Acro Bike. Lembrando que é possível trocar sempre o tipo da bicicleta. Cada uma é útil em determinado momento. Essa saída pela rota 118 ainda não é possível por não termos a possibilidade de usar Surf.

    Na saída a direita, pela rota 117 você encontrará o Daycare Pokémon, além de inúmeros treinadores que te desafiarão. No final da rota atravesse um jardim cercado por cercas brancas que você encontrará uma Mawilite. Ande um pouco mais e chegará a Verdanturf Town.

     

    Verdanturf Town

    Essa vila é muito pequena e sem muitos atrativos. O principal e talvez único atrativo da cidade é o Contest. Ao entrar no Contest converse com uma menina que ela te dará o TM45 - Attract, boa sorte se desejar participar. Ao norte da vila você encontrará um o Rusturf Tunnel que liga Verdanturf a Rustboro. Esse túnel era bloqueado por pedras. Tire-as do caminho do casal que você encontra e ele te dará a Aggronite.

    Volte para Mauville e saia pelo norte da cidade. Quando estiver saindo de Mauville você ouvirá uma conversa de Grunts da Team Magma/Aqua, siga pela rota 111. No percurso da rota 111 chegamos a Winstrates House onde podemos batalhar com a família toda. Vencendo os quatro integrantes você consegue entrar na casa onde ganha o item Macho Brace. Continuando na rota 111 você é impedido de prosseguir por conta de uma tempestade de areia.

    Vá pela rota 112, onde encontramos May/Brendan novamente. Ela recupera seus Pokémon e te dá a HM04 - Strength, mas dessa vez não acontecerá uma batalha entre vocês. O teleférico usado para subir até o topo do Mt. Chimney está com Grunts impedindo a passagem. Utilize o caminho pela Fiery Path que você conseguirá voltar na rota 111, lá você encontrará Aarune que te dá a TM94 - Secret Power e te ensina como fazer sua própria base secreta. Siga o caminho até chegar na rota 113. Lá você encontrará May/Brendan que te dirá sobre o Professor Cozmos em Fallabor Town e pedirá para segui-la. Ainda nessa rota você encontrará no chão a TM32 - Double Team. Na casa localizada nessa rota você pegará o item Soot Sack.

     

    Fallabor Town

    No PokéCenter você encontrará Lanette que organiza as boxes do seu PC. Ela mora na rota 114, quando visita-la você ganhará um Seedot Dool. Ainda no centro Pokémon você receberá Honey de um Bug Catcher. Ao passar perto do PokéMart, May/Brendan te abordará levando-o para a casa de Cozmos que foi sequestrado pela Team Magma/Aqua e levado para Meteor Falls na rota 114.

    Em Fallabor também temos um Contest. Dentro dele você ganhará uma Berry Blender para colocar na sua base secreta. Na cidade ainda encontramos o Move Reminder, que recupera moves esquecidos pelo Pokémon em troca de uma Heart Scale. Saindo pela rota 114 encontramos a Fossil Maniac’s House, dentro dela converse com o rapaz que ele te dará a TM28 - Dig. Seguindo pela rota encontramos um outro homem com um Poochyena ao lado, ao conversar com ele você ganhará a TM05 - Roar.

    Ao final da rota 114 chegamos a Meteor Falls, logo na entrada atravessamos uma ponte e encontramos May/Brendan e o professor Cozmos com uma Magma/Aqua Grunt e o Admin Tabitha/Shelly. É uma multi-battle, a Grunt possui um Mightyena, já Tabitha/Shelly possui um Koffing e um Numel/Carvanha. Ao vencer a batalha aparece Archie, o líder da Team Aqua. Os Magmas/Aquas pegam o meteorito do professor e vão para o Mt. Chimmey. Após alguns diálogos vocês automaticamente voltarão para a casa do professor Cozmos. Lá ele te dará o TM23 - Smack Down. Volte com a May/Brendan para Mauville e siga para o Mt. Chimney pela rota 112.

    O local que antes havia Grunts impedindo a passagem agora está liberado. Ao chegar ao topo você encontrará Magmas e Aquas batalhando entre si. Você enfrentará apenas o Team Magma/Aqua. Você batalhará com um Grunt, após vencer encontrará Tabitha/Shelly novamente e revoltado pela derrota em Meteor Falls, vença-o novamente e siga pela ponte para encontrar o líder Maxie/Archie, mas dessa vez a batalha acontece. Maxie/Archie possui um Mightyena Lv 25, um Golbat Lv 25 e um Camerupt/Sharpedo Lv 27. Ao vencê-lo você recupera o meteorito e Maxie/Archie foge. Archie/Maxie chega para conversar com você e vai embora. Desça pela Jadge Pass e chegue a Lavaridge Town.

     

    Lavaridge Town

    Outra pequena vila no jogo. O PokéCenter dá acesso as piscinas termais sem utilidade alguma ao jogo. Conversando com uma idosa na vila, você receberá um egg de Wynaut. Há uma loja de ervas medicinais, que são mais baratas que os itens convencionais, porém diminui a felicidade dos Pokémon pelo seu gosto amargo. Dentro dessa loja você obtém o item Charcoal ao conversar com outro idoso.

    Sem nada para fazer na vila vá para o ginásio e desafie Flannery. O ginásio tem uma estrutura interessante, vença sete aprendizes para chegar na líder. Vença e receba a Heat Badge, agora Pokémon até Lv 50 te obedecerão em batalha e passa a ser possível usar Strenght fora da batalha. E como prêmio você ainda recebe a TM50 - Overheat.

     


    Slugma
    Lv 26

    Numel
    Lv 26

    Torkoal
    Lv 28

     

    Saindo do ginásio você encontra May/Brendan que te dá um Go-Goggles que te permite andar pela rota 111 mesmo com a tempestade de areia. Ela perguntará se quer voltar para Petalburg onde poderá desafiar seu pai. Volte a Petalburg para fazer seu desafio.

     

    Petalburg City

    Voltando a Petalburg o principal a se fazer é o desafio ao ginásio, então é a hora, você pode chegar a Norman vencendo três aprendizes liberando as portas necessárias ou pode ficar voltando e enfrentar todos para aumentar a experiência dos Pokémon. vença suas partidas e chegue a Norman, ele usará três Pokémon.

     


    Slaking
    Lv 28

    Vigoroth
    Lv 28

    Slaking
    Lv 30

     

    Ao vencê-lo você recebe a Balance Badge que faz todos os Pokémon até Lv 60 te obedecerem, além disso agora é possível usar Surf fora da batalha e como prêmio você recebe a TM67 - Retaliate. Norman diz que ficou frustrado como líder de ginásio pela sua vitória, mas muito feliz como pai. Ele te leva pra fora do ginásio onde Wally está conversando com o pai dele. Na conversa com eles você recebe o HM03 -  Surf. Você sai com Wally e os pais ficam conversando um pouco. Wally te leva até Mauville na saída para a rota 118.

    Antes de pegar a rota 118 aproveite que está perto e volte a Fiery Path, já que pode usar Strenght. Lá você encontra Aarune que te dá a TM96 - Nature Power. Empurre a pedra com Strenght e feche um buraco. Empurre outra e caminhe sentido norte que encontrará a TM06 - Toxic, indo sentido sul da caverna você encontrará uma Fire Stone. Você também pode passar pela tempestade de areia da rota 111, onde encontrará a TM37 - Sandstorm. No deserto você pode pegar um dos fósseis, Root Fossil ou Claw Fossil, ao pegar um dos dois, o outro some na areia. Se preferiu fazer isso agora pode voltar para Mauville e saia pela rota 118.

    Lembre-se que na água também é possível capturar aqueles Pokémon selvagens que aparecem. Basta mover o Circle Pad com cuidado que você navegará devagar se aproximando deles. Na outra margem você encontrará um pescador que te dará a Good Rod.

    Seguindo pela rota 118 você encontrará Steven. Latias/Latios aparecerá e ele te chamará para uma voltinha. Ele te levará para a Southern Island onde você encontrará um Latios/Latias. Quando Steven chegar para conversar com você, aparecerão dois membros do Team Magma/Aqua: a Admin Courtney/Matt com seu Camerupt/Sharpedo e um Grunt com um Koffing. Essa será uma Multi Battle com Steven. Após vencerem os Magmas/Aquas eles irão embora. Enquanto Steven conversa com você, Latios/Latias te reconhece como grande treinador e decide se juntar a sua equipe. Latios/Latias virá equipado com o item Latiosite/Latiasite. Steven te dará o Mega Bracelet que possibilita a Mega Evolução dos Pokémon e te leva de volta para a rota 118.

    Suba sentido Fortree pela rota 119, no meio da rota você encontrará uma casa que irá recuperar seus Pokémon se necessário. Subindo mais um pouco você chegará ao Weather Institute, há uma ponte bloqueada por Grunts portanto entre no instituto que está tomado pelo Team Magma/Aqua com Tabitha/Shelly no comando. Dessa vez ele está apenas com um Camerupt/Sharpedo. Derrote-o e os cientistas falarão sobre Groudon/Kyogre. Saia do instituto e siga na rota 119. May/Brendan te encontrará novamente e te chamará para a batalha. Dessa vez ela está com Wailmer Lv 31, Shroomish Lv 31 e Combusken Lv 33. Vença a batalha e ganhe a HM02 - Fly, agora termine seu caminho até Fortree.

     

    Fortree City

    A cidade que fica no topo de árvores. Ao visitar as casas ao sul da cidade você conseguirá alguns itens para sua base secreta como Stairs e Proclamation. Também há uma loja para comprar alguns outros itens para sua base. Na segunda casa ao norte você encontrará uma idosa que dirá o tipo do Hidden Power de seus Pokémon. A outra idosa da casa perguntará algumas coisas a você, responda Right Hand, Right Hand e Left Hand. Assim você ganhará a TM10 - Hidden Power.

    Ao descer a escada para o ginásio você será bloqueado por algo invisível, volte para as arvores e siga para a direita, desça a escada e você encontrará Steven. Ele pedirá que você o siga até a rota 120 onde tem algo bloqueando a passagem. Quando você o alcançar ele te pede para usar o Devon Scope para ver o que está bloqueando, então nos deparamos com um Kecleon que imediatamente te ataca. Ele te dá o Devon Scope de presente, agora você pode ver o que bloqueava o caminho do ginásio. Ele também te dá a Sceptilite (de acordo com o inicial escolhido).

    Voltando ao ginásio você pode desbloquear o caminho, dê a volta por trás do ginásio e encontre a TM86 - Grass Knot. Agora entre no ginásio de Winona, especialista em Pokémon Flying. Passe pelos cinco aprendizes e vá abrindo as passagens de madeira, se estiver com o Pikachu ou qualquer Pokémon Electric no time passará sem problemas até chegar na líder. Contra Winona apenas um Pokémon Electric não te garantirá vitória, mas você não terá problemas em vencê-la. Ao vencer você receberá a Feather Badge que faz com que todos Pokémon até Lv 70 te obedeçam e agora é possível utilizar Fly fora de batalha. Como prêmio pela vitória você recebe a TM19 - Roost.

     


    Swellow
    Lv 33

    Pelipper
    Lv 33

    Skarmory
    Lv 33

    Altaria
    Lv 35

     

    Saia de Fortree e siga pela chuvosa rota 120. Fique de olho nessa rota porque você obtém uma Light Ball em uma daquelas pokébolas no chão. Na rota 121 você encontra um grupo de Grunts que saem correndo para o Mt. Pyre. Ainda na rota 121 está o Safari Zone, entrando nele você consegue a TM85 - Dream Eater ao conversar com um homem perto da porta.

    No momento o que interessa é ir até o Mt. Pyre. Siga pela rota 122 utilizando Surf e chegue ao seu destino. Mt. Pyre é um cemitério de Pokémon. Aqui você encontrará alguns Pokémon Ghost selvagens. Converse com uma idosa no canto do primeiro andar e ganhe o item Cleanse Tag. Além disso há algumas batalhas contra visitantes do local. No segundo andar e terceiro andar também só acontecerão batalhas com visitantes, sendo que no terceiro você encontra a Lax e o Sea Incense. Use uma saída lateral no terceiro andar e ande um pouco para encontrar a TM61 - Will-O-Wisp, continue subindo a montanha que chegará ao local onde o Team Magma/Aqua está. São três Grunts para batalhar, enquanto isso Maxie/Archie pega a Red/Blue Orb e foge enquanto a Admin Courtney/Matt te chama para uma batalha. Você pega a Blue/Red Orb e vai para Slateport tentar impedir Maxie/Archie. Corra para o porto onde o Capitão Stern está. Após um diálogo ele entrará no local. Siga-o e se depare com Maxie/Archie e Tabitha/Shelly. Dessa vez aparecerá dois Grunts para batalhar com você e Maxie/Archie fugirá no submarin. Ao vencer os dois Grunts, Stern te levará para Lilycove City onde Maxie/Archie está.

     

    Lilycove City

    Essa cidade não possui ginásio, apenas um Contest. Em uma casa isolada perto da praia você ganhará a Poké Flute para sua base secreta e a TM44 - Rest. Ao norte da cidade tem uma grande loja, ao chegar perto May/Brendan aparecerá e te desafiará para uma batalha. Ela está com um Swellow Lv 37, um Brellom Lv 35, um Wailord Lv 37 e um Blaziken Lv 39. Dessa vez pela vitória você não ganhará nada. Corra para a praia. Você encontrará alguns Grunts parados mas não batalhará com eles. Haverá Wailmers fechando o oceano então surfe para o norte onde encontrará uma caverna. Essa é a base secreta do Team Magma/Aqua.

     

    Magma/Aqua Hideout

    Entrando na caverna siga em frente. Ao final do corretor vire para a esquerda e para cima, ao final do corretor pise no transportador verde. Você irá cair em uma sala onde deverá batalhar com dois Grunt. Se você pisar no transportador você irá para uma sala com camas, onde poderá recuperar seus Pokémon. Feito isso volte para a sala anterior e desça pela escada. Siga pela direita, batalhe com outro Grunt e siga pela direita até chegar a um transportador. Nesse andar ainda há outros dois transportadores perto do cientista, o da esquerda não tem nada demais. Utilizando o da direita você vai para uma sala onde consegue a TM97 - Dark Pulse. Agora voltamos para o caminho certo. A próxima sala também tem um cientista com dois transportadores “inúteis”, utilizando o da direita você consegue um PP Max já o da esquerda não tem nada. Volte ao seu caminho e enfrente o Grunt para seguir. Vire após derrota-lo e acesse a próxima sala usando o transportador. Nessa sala siga a esquerda, batalhe com o Grunt e continue até o transportador. Agora você está perto do submarino, derrote esse Grunt e siga a esquerda quando encontrará cinco Grunts para uma batalha contra uma horda de Poochyenas no Lv 18. Mais uma vez Courtney/Matt aparece com um Camerupt/Sharpedo para te atrapalhar. Derrote-a, mas outra vez Maxie/Archie foge, dessa vez para a Seafloor Cavern. Saia do esconderijo do Team Magma/Aqua. Agora o caminho não está bloqueado por Wailmers portanto siga pelo oceano até Mossdeep City.

     

    Mossdeep City

    Antes de batalhar vamos primeiramente os brindes. Chegando a Mossdeep visite o PokéMart, há uma moça de blusa azul que te dará a TM60 - Quash e há também um menino perto da casa de Steven, que te dará o item King’s Rock.

    Hora de desafiar o ginásio Psychic da cidade. Dessa vez uma double battle. Mas antes você deverá passar pelos sete aprendizes. Liza e Tate usarão Solrock e Lunatone, sendo um dos mais fáceis ginásios da Liga Pokémon. Ao derrota-los eles te darão a Mind Badge e agora Pokémon até o Lv 80 te obedecerão, além de poder usar Dive fora da batalha. Você também receberá como prêmio a TM04 - Calm Mind.

     


    Lunatone
    Lv 45

    Solrock
    Lv 45

     

    Quando sair do ginásio você sentirá um tremor e verá um movimento na cidade com Steven ao centro. Ele te chamará para a casa dele para conversar, onde te dará o HM07 - Dive e a Devon Scuba Gear. Recupere seus Pokémon e vá para a Seafloor Cavern.

     

    Seafloor Cavern

    Para acessar essa caverna você deve utilizar Dive. Entre na Caverna e use Dive novamente para subir. Você logo verá o submarino do Team Magma/Aqua. Siga e entre na caverna. Você precisará de Rock Smash e Strength para eliminar os obstáculos.

    Quebre a primeira pedra pequena e empurre a grande no buraco a direita. Siga em frente e vire a esquerda, enfrente o Grunt e vire seguindo em frente em até uma nova entrada. Nessa sala você deve acessar a porta de cima do lado direito para alcançar uma sala onde conseguirá a TM55 - Scald. Saia dessa sala pela porta na parte superior a esquerda onde encontrará um Grunt. Derrote-o e passe para a próxima sala. Derrube as pedras de forma a liberar passagem e siga em frente. Ao final da próxima sala você encontrará a TM26 - Earthquake. Desça a escada e você encontrará Archie e Maxie conversando. Chegue mais perto e você verá Groudon/Kyogre adormecido. É hora de batalhar. Maxie/Archie possui um Mightyena Lv 41, um Weezing Lv 41, um Crobat 41 e um Camerupt/Sharpedo Lv 43 que mega evolui. Quando o vencer, após um breve diálogo Tabitha/Shelly aparecerá, é aí que Maxie/Archie usa a Red/Blue Orb acordando Groudon/Kyogre que imediatamente vai a superfície evocando um clima muito quente ou chuvoso dependendo da versão.

    Após vários diálogos entre Archie, Tabitha/Shelly e Maxie, os Magmas/Aquas vão embora. Archie/Maxie após breve conversa com você vai para Sootopolis. Steven aparece dizendo que você deve ir até Sootopolis City. Em seguida nos deixa para que sigamos para aquela cidade.

     

    Sootopolis City

    Você só consegue chegar a Sootopolis utilizando Dive na rota 126. Acesse uma caverna subterrânea e use Dive novamente. Ao submergir você seguirá em frente onde encontrará o ginásio da cidade. Surfe pela esquerda e suba até o fim da cidade. Lá encontrará Steven e Wallace, o líder do ginásio local.

    Vocês sairão para outro lugar, onde encontrarão Tabitha/Shelly e os líderes Archie e Maxie. Tabitha/Shelly te dará o item Magma/Aqua Suit. Após longas conversas você está livre para entrar na Cave of Origin. Entre na caverna e siga em frente, vire a esquerda e desça pela escada, continue descendo. A cada andar tremores acontecerão até você chegar a um poço de lava.

    Groudon/Kyogre aparecerá na sua frente, algumas cenas acontecerão. Quando terminar fique de frente a Groudon/Kyogre e aperte A e enfim você verá Primal Groudon/Kyogre. Prepare suas Ultra Balls para captura-lo. Ao captura-lo ou derrota-lo tudo volta ao normal. Maxie/Archie te dará a Red/Blue Orb e Steven te dará a Eon Flute que permite você viajar com o Latios/Latias.

    Agora é continuar o caminho dos ginásios e chegar ao último ginásio para desafiar Wallace. Dentro do ginásio é um pouco chato chegar ao líder. É preciso passar por todos os blocos de gelo sem repetir para liberar uma escada e passar a próxima plataforma, caso passe por cima de um bloco já rachado, você cairá na água onde tem que desafiar os aprendizes de Wallace para voltar às plataformas. Ao todo são seis aprendizes para desafiar na parte inferior. No terceiro “quebra-cabeça” há duas aprendizes para te atrapalhar, mas é necessário desafiá-las para conseguir completar a passagem mais facilmente. Wallace é um treinador de Pokémon Water. Vencendo-o, ele te concederá a Rain Badge, sua oitava insígnia. Com essa badge todos os Pokémon te obedecerão além de poder usar Waterfall fora da batalha. Como presente ele te dará a HM05 - Waterfall.

     


    Luvdisc
    Lv 44

    Whiscash
    Lv 44

    Sealeo
    Lv 44

    Seaking
    Lv 44

    Milotic
    Lv 46

     

    Agora é hora de partir para Ever Grande City onde desafiaremos a Elite Four e o Campeão, para ficarmos entre os melhores treinadores Pokémon de Hoenn.

     

    Ever Grande City

    Desça pela rota 127, onde você pode encontrar uma Heracronite. Pegue a rota 128 onde chegará em Ever Grande City. Recupere seus Pokémon e entre na Victory Road. A caminhada será longa, aqui você terá muitos treinadores pelo seu caminho com os mais diversos tipos de Pokémon. Recomendo enfrentar todos os treinadores para aumentar a experiência dos seus Pokémon. Também é recomendável que leve itens de recuperação e revive para que não tenha que ficar saindo para o PokéCenter mais próximo. Para atravessar a Victory Road é preciso Strength e Flash. Ainda é possível encontrar vários itens interessantes como a TM29 - Psychic, a TM35 - Flamethrower entre outros diversos itens. Ao fim da estrada encontraremos Wally que fará o máximo para te vencer pela primeira vez. Ao vencê-lo você ganha uma Dawn Stone. Agora você pode seguir para desafiar a Elite Four.

     


    Altaria
    Lv 46

    Delcatty
    Lv 46

    Magneton
    Lv 46

    Roselia
    Lv 46

    Mega Gallade
    Lv 48

     

    Chegando no prédio da Pokémon League você avista um brilho, corra e pegue sua Mewtwonite Y. Entre no prédio, recupere seus Pokémon, compre muitos itens de recuperação e revive. Verifique suas badges e hora da batalha. Na liga não é permitido recuperar HP durante as batalhas portanto é fundamental ter um bom estoque de itens para suas necessidades.

    O primeiro Elite Four é Sidney e seus Pokémon tipo Dark. Um fato interessante nessa batalha é Cacturne possuir Spiky Shield. Sidney inicia com Mightyena e tem como time:

     


    Mightyena
    Lv 50

    Shiftry
    Lv 50

    Cacturne
    Lv 50

    Sharpedo
    Lv 50

    Absol
    Lv 52

     

    O segundo Elite Four é Phoebe e seus Pokémon tipo Ghost. Um fato curioso é que durante a apresentação de Phoebe aparece uma menina “fantasma” por duas vezes na cena. Ela inicia com Dusclops e o seu time é:

     


    Dusclops
    Lv 51

    Banette
    Lv 51

    Sableye
    Lv 51

    Banette
    Lv 51

    Dusknoir
    Lv 53

     

    O terceiro Elite Four é Glacia e seus Pokémon tipo Ice. Outra treinadora da elite que possui um Pokémon que foi descoberto apenas na quarta geração. Glacia inicia com Glalie e possui:

     


    Glalie
    Lv 52

    Froslass
    Lv 52

    Glalie
    Lv 52

    Froslass
    Lv 52

    Walrein
    Lv 54

     

    O último membro da Elite Four é Drake, um especialista em Pokémon Dragon, mas que não deve te causar muitos problemas. Drake inicia com Altaria possuindo o seguinte time:

     


    Altaria
    Lv 53

    Flygon
    Lv 53

    Kingdra
    Lv 53

    Flygon
    Lv 53

    Salamence
    Lv 55

     

    E agora sim a elite foi derrotada, mas o campeão aparece: Steven, um grande treinador Pokémon que esteve com você em vários momentos de sua jornada ajudando a enfrentar o Team Magma/Aqua, mas agora é hora de provar que você também é um grande treinador.

    Steven que é especialista em Pokémon tipo Steel começa com seu Skarmory. É uma batalha muito boa, mostrando que ele não é um treinador comum, chega muito próximo dos termos competitivos que vemos. Além de Skarmory Steven possui:

     

    Skarmory
    Lv 57

    Claydol
    Lv 53

    Aggron
    Lv 53

    Cradily
    Lv 53

    Armaldo
    Lv 53

    Mega Metagross
    Lv 55

     

    Confesso que ralei demais pra ganhar dele, consegui na primeira vez graças ao Intimidate de Gyarados e vários revives. Após vencer Steven, May/Brendan aparecerá rapidamente e com ela virá o Professor Birch. Após as congratulações Steven te chamará para o local onde ficará gravado seu reconhecimento de campeão. Seus Pokémon serão exibidos no Hall da Fama. Após isso aparecerão os créditos do jogo. Aguarde até o final porque após os créditos é sua vez de batalhar com May/Brendan.

     


    Swellow
    Lv 48

    Wailord
    Lv 48

    Breloom
    Lv 48

    Raichu
    Lv 48

    Mega Blaziken
    Lv 50

     

    Sinceramente, May/Brendan é muito fraca, principalmente após vencer Steven, mas gg.

    É isso pessoal, essa apenas a primeira parte da aventura. Ainda há muito a explorar nesse jogo maravilhoso! Agora é com você, o caminho está livre à frente, bom divertimento!

Visualizando esse tópico: Guest #01.