EnglishPortugueseSpanish
Bem-vindo(a) à PokéEVO!

Somos um portal brasileiro dedicado ao Pokémon competitivo e que busca implementar a experiência dos jogos através de desafios que representam a jornada de cada jogador ou jogadora no mundo Pokémon.

Registre-se e jogue com a gente!
EVO Premier League
Team Battle 8 titulares 6 reservas
? SimuladoresSingle Battle 6x6SS OUSS UUSS RU[+]Partidas BO1Ranking desativado
Detalhes
Complemento às regras

Regulamento EVO Premier League 2020

– O torneio segue as regras gerais da PokéEVO que podem ser encontradas aqui.

Inscrições

A EVO Premier League é aberta a todos os membros do site, para estar apto a inscrição é apenas necessário ter uma conta criada.
Todos os interessados em participar do evento deverão inscrever-se nesse tópico entre 13/10 até 25/11. É importante saber que a EPL é um evento longo, com duração de pelo menos 10 semanas, e que exige um certo grau de atividade dos jogadores. Inscreva-se somente se você tiver certeza que poderá participar de todo o evento, e esteja ciente que sua participação e atividade serão cobradas durante todo o campeonato. Uma vez dentro de uma equipe, o participante não poderá abandonar o evento, podendo este sofrer penalidades de suspensão do site caso isso aconteça.

O formato para inscrever-se no torneio é o seguinte:

Nessa página quando abrir a inscrição, você deve clicar em um ou mais metagames que esteja apto a competir e confirmar com sua inscrição clicando em “Candidatar-me”. Uma vez feito isso não é possível modificar ou excluir sua inscrição no draft. É importante que no seu perfil seja colocado outros nicknames utilizados e formas de contato, para isso basta clicar “editar perfil” abaixo do “PokéEVO” no topo do site.

Os Metagames da EPL são: SS OU x2, SS UU, SS RU, SS NU, SS LC, SM OU, ORAS OU.

A lista de metagames serve como auxílio para os capitães na hora de elaborar a equipe, como também no leilão, portanto marque apenas metagames que você realmente se considera um bom jogador.

 

Equipes e Capitães

 

Os nomes das equipes e as bandeiras são as mesmas de 2019, são eles:

 

Cinnabar Laboratory Berserkers

Ecruteak Tower Sorcerers

Lost Tower Mediums

Plasma Castle Knights

Ransei Legendary Heroes

Space Station Astronauts

Terminus Cave Breakers

Ultra Megalopolis Explorers

 

O capitão é a peça chave para o sucesso da equipe. Ele tem a palavra final em todas as decisões que envolva a sua equipe. O capitão decide quais membros jogam na equipe, a escalação de cada semana, como também administra os créditos da equipe. Outra atribuição do capitão é garantir que todas as partidas sejam realizadas antes do prazo final, fazendo uso das substituições caso necessário.

O capitão não é obrigado a jogar o torneio, como também não é vetado de participar do mesmo. Fica a cargo dele decidir se fará parte da escalação titular ou não.

Para auxiliar, ou mesmo responder por ele em sua ausência, o capitão poderá eleger um vice-capitão para o time. O vice-capitão poderá ser qualquer jogador dentro da equipe do capitão. Essa decisão é de extrema importância, pois a harmonia e a confiança entre ambos devem existir.

 

Leilão ao vivo

 

O leilão ao vivo será previamente marcado, com a data já listada no calendário do torneio. Entretanto, se houver um comum acordo entre todos os 8 capitães, a data do mesmo poderá ser alterada a fim de ser acessível a todos. O leilão terá duração média de 2 a 3 horas.

No dia do leilão, todos os 8 capitães e mais os hosters irão se reunir na room da New Origin do Pokémon Showdown. Os hosters irão administrar os créditos de cada capitão, assim como o tempo de resposta dos lances. Os espectadores poderão assistir ao leilão, mas não poderão se comunicar. Qualquer comentário sobre o evento poderá ser feito nesse espaço. Cada equipe receberá um valor igual de 100.000 créditos.

Dado início ao leilão, os hosters pedirão para um capitão nominar um jogador. Ao nominar um jogador, automaticamente o capitão estará oferecendo 3.000 créditos, que é o valor mínimo para cada jogador. A ordem de nominação das equipes será por sorteio, definida previamente. Depois que um jogador é nominado, os capitães interessados poderão cobrir a oferta, com um mínimo de 500 créditos. Se depois de 15 segundos não houver nenhuma nova oferta, o jogador é vendido para o maior lance da rodada. Após a compra do jogador, os hosters irão postar quantos créditos cada equipe possui. Em seguida, o segundo capitão pela ordem, repetirá o processo, e consecutivamente revezando até o final do leilão.

Para agilizar o processo, é recomendável que os capitães já estejam portando uma lista com o nome dos jogadores interessados, como também o valor disposto a ofertar em cada. Capitães, lembrem-se que é necessário comprar pelo menos 7 jogadores (ou 8, caso o capitão não pretenda jogar), para ter uma equipe completa. E preferencialmente, com mais 2 jogadores reservas. Então, evitem lances astronômicos no começo do leilão. Lembrem-se também que haverá um segundo leilão no meio da temporada, e somente os capitães com créditos poderão participar.

[!] Haverá punição para capitães que atrapalharem o andamento do leilão por meio de vírgulas, números incorretos ou qualquer tipo de trapaça que influencie em upbids desnecessários de outros capitães. A punição será de 5k para cada infração.

 

Fase Classificatória

 

Essa etapa consiste em uma fase todos contra todos com pontos corridos. Cada equipe irá enfrentar todas as demais, uma de cada vez. Esta fase será composta por 7 rodadas, com 1 semana para cada rodada. Em hipótese alguma será dado prazo extra. Se um capitão também for hoster, este deverá enviar sua escalação abertamente via Discord na room específica dos capitães, posteriormente cada capitão deverá mandar a lista dos titulares para os hosters no mais tardar 1 dia antes da rodada seguinte começar. Os metagames da EVO Premier League serão os seguintes:

2 jogadores para SS Overused
1 jogador para SS Underused
1 jogador para SS Rarelyused
1 jogador para SS Neverused
1 jogador para SS Little Cup
1 jogador para SM Overused
1 jogador para ORAS Overused

Caso haja um número mínimo de 120 jogadores, é possível aumentar o número de slots para 10, acrescentando as tiers SS DOU e BW OU no torneio.

Quando a rodada começar, os jogadores enfrentarão um oponente em sua respectiva tier. A equipe que obtiver mais vitórias será declarada a vencedora da semana, ou seja, a pontuação será baseada na vitória da equipe, e não em vitórias individuais. Dito isso, a pontuação será: equipe que venceu recebe 2 pontos; equipes que empataram recebem 1 ponto cada; e equipes que perderam não recebem nada. Ao término das 7 semanas, as 4 equipes com maiores pontuações avançam para a fase seguinte, sendo essa no estilo mata-mata.

 

Mid Season entre as semanas 3 e 4

 

Após a Semana 3 estarão abertas novamente inscrições para participar do torneio. Todos os jogadores que ficaram de fora das equipes da EPL e desejam entrar deverão fazer uma nova inscrição, mesmo que já tenham feito da primeira vez. As inscrições ficarão abertas por 2 dias, ou seja, segunda e terça-feira.

Após as inscrições, será realizado um segundo leilão. Este será no formato de “offline”, dentro de uma room no Discord com possibilidade de todos assistirem, porém com apenas os capitães se pronunciando. Os capitães que tiverem créditos disponíveis, poderão efetuar lances, a fim de comprarem novos jogadores. Um capitão tem um prazo máximo de 12 horas a partir do último lance realizado para cobrir qualquer oferta. Caso tenham passado as 12 horas e nenhum novo lance foi realizado, o jogador é vendido para a equipe que fez o maior lance. Não há limite de lances por capitão, podendo realizar mais de um simultaneamente. O lance mínimo para cada jogador é de 3.000 créditos. O modelo para realizar um lance é o seguinte:

Exemplo:

Lost Tower Mediums
Créditos disponíveis: 10k
Nova requisição: Fulano: 3k
Créditos restantes: 7k

Este leilão terá duração de 4 dias iniciando na quarta-feira e finalizando no sábado.

 

Playoffs

 

Após a fase classificatória, iniciará a fase mata-mata envolvendo as 4 equipes melhores pontuadas. No caso de empate na pontuação geral, os critérios para o desempate serão:

Pontuação geral
Saldo de lutas (batalhas vencidas – batalhas perdidas)
Confronto direto (vitória da equipe na fase Todos x Todos)
Tie-break Bo3 caso permaneçam empatados

Definidas as 4 equipes, dar-se-á início à semifinal, previamente estabelecida como:

Equipe em 1º lugar Vs. Equipe em 4º lugar
Equipe em 2º lugar Vs. Equipe em 3º lugar

As equipes vencedoras avançam para a grande Final. Por fim, a equipe que vencer esta rodada será declarada a campeã da EVO Premier League 2020.

Caso haja empate, na semifinal ou final, o tie-break ocorrerá sob 3 metagames, sendo obrigatório que ambas as equipes enviem ao menos 1 jogador para SS OU. As outras duas tiers serão escolhidas pelos dois times, com ambos escolhendo uma totalizando os 3 slots. O prazo estipulado para as batalhas no tie-break é de 3 dias.

 

Informações Úteis

 

Esse torneio é realizado exclusivamente para o simulador Pokémon Showdown, sendo assim todos os replays das partidas são obrigatórios para confirmação do resultado e divulgação dos jogos.

 

Reservas

 

A qualquer momento durante a semana, uma equipe pode fazer uma substituição. Basta que o capitão, ou na sua ausência o seu assistente, faça o pedido no tópico, informando qual jogador entra e qual jogador sai. Um jogador que foi substituído não poderá voltar até que a rodada atual termine, mas poderá jogar nas semanas seguintes.

 

Trocas

 

As equipes podem negociar jogadores a qualquer momento durante a primeira fase do torneio. Para efetivar uma troca, ambos os capitães devem postar neste tópico, com as informações necessárias sobre a negociação. As trocas só serão concluídas no término da semana atual. É imprescindível que os jogadores em negociação não estejam participando da semana atual, ou, caso estejam, sejam substituídos por um outro jogador.

Qualquer negociação pode ser vetada por uma votação de 4/6 dos capitães de equipes não envolvidas. Qualquer capitão que pretenda contestar uma negociação tem 24 horas a partir do momento em que a troca é anunciada para pedir um voto de veto, apresentando um motivo para tal pedido. Os capitães são inegociáveis.

 

Sellback

 

Caso um jogador não seja mais utilizado por um time ele poderá ser “devolvido” pelo valor de 3k na Mid-Season, independentemente do custo dele no leilão inicial. O valor arrecadado nesse processo só poderá ser utilizado na sexta-feira e no sábado, ou seja, apenas no 3º e 4º dia do leilão.

 

Banlist

 

A banlist será atualizada semanalmente, retificando quaisquer alterações que possam acontecer no metagame. Essas alterações só estarão válidas a partir da próxima rodada. Por exemplo, um Pokémon foi banido de OU na quarta-feira da primeira rodada. Este Pokémon continuará valendo no metagame OU ainda por esta rodada, mas será banido automaticamente da próxima, bem como o aviso da alteração da banlist.

 

Decisões Administrativas

 

W.O.

 

Existem casos onde ambos os jogadores simplesmente não se encontram e não conseguem realizar a partida. Porém, também existem casos onde um WO duplo é favorável para alguma equipe (4-3 por exemplo). Portanto, é necessário avaliar cada caso e tomar decisões que não prejudiquem as demais equipes. Se ambos os jogadores são consideradas igualmente ativos e disponíveis para realizar a partida, porém não tiveram a oportunidade em fazê-la, a partida resultará em WO duplo. No entanto, se for considerado que um jogador fez muito mais esforço do que o outro, na tentativa realizar a partida, então a vitória será atribuída a esse jogador. Provas que demonstrem conversas como print screen de conversas por Mensagem Privada no site e Discord serão levadas em consideração e farão a diferença na decisão da organização. Se os capitães virem que a partida está com dificuldades em ser realizada, é obrigação deles providenciarem um substituto, a fim de que não ocorra nenhum WO.

Na existência de algum WO, os jogadores que o fizeram estarão sujeitos a advertências. Cada WO recebido por um jogador resulta em 1 cartão amarelo. Se um jogador acumular 2 cartões amarelos, este estará automaticamente suspenso da rodada seguinte, mas podendo voltar ao torneio nas demais.

Os hosters não são psicólogos e não querem saber dos problemas que levaram um game a não ser realizado. Seu único interesse é em julgar o caso de maneira imparcial para manter o torneio com um bom andamento.

 

Quebra de regra

 

Qualquer jogador que for pego quebrando alguma regra durante uma partida, ainda que seja ‘sem querer’, será declarada a vitória imediata ao adversário.

 

Ghostplay, teamplay e contas múltiplas

 

Caso seja comprovado algum caso de ghostplay (jogar em nome de outro participante) ou teamplay (influenciar nas decisões em batalha, seja por áudio ou mensagem) o participante que jogou a partida em nome de outra pessoa e o jogador que permitiu /acobertou a ação serão punidos por 1 ano da PokéEVO, não podendo participar de nenhum evento do fórum, e serão excluídos do torneio. A equipe ficará com 2 jogadores a menos. Se o capitão for pego praticando ou acobertando o ato de ghostplay ou teamplay, o mesmo será removido do torneio e banido de todas as futuras edições da EPL.

Sobre contas múltiplas, é terminantemente proibido mais de um cadastro por pessoa no site. Caso algum participante do torneio possua uma outra conta ativa no fórum, este participante será considerado um usuário fake e estará imediatamente banido do torneio, independente da situação. Indo mais além, caso algum usuário esteja participando com mais de uma conta no torneio, será considerada falta gravíssima, e o mesmo estará banido de todos os torneios do site.

Para ambos os casos, os envolvidos estarão sujeitos às demais regras, passíveis de punições além do torneio.

 

Identificação de jogadores e disciplina

 

Conforme dito anteriormente, todos os jogadores deverão especificar no seu perfil quem são em outros fóruns e também sua alt no Pokémon Showdown caso estejam usando nicks diferentes do comum. Caso isso não ocorra e o jogador for descoberto, ele será banido do torneio e o capitão do time não será ressarcido de nenhuma maneira. Além disso, jogadores não poderão postar a seguinte frase durante a inscrição: “só jogarei por determinado time” ou qualquer coisa parecida. Caso ocorra a inscrição do mesmo não será validada. Jogadores que se recusarem a jogar serão banidos do torneio e terão seu valor revertido integralmente ao capitão do time. Qualquer outro tipo de atrito, como inatividade ou falta de compromisso nas partidas, será tratado como sellback comum.

A utilização de proxys ou qualquer tipo de máscara de IP está proibida durante o torneio. Qualquer post onde houver suspeita de proxy, acarretará no banimento do IP, e o usuário estará sujeito a desclassificação imediata do torneio. Inscrições feitas sob proxy serão desconsideradas.

Também é imprescindível que todos os players que estão inscritos na EPL tenham uma conta no Discord para facilitar o contato com seus adversários e que estejam todos no servidor da EVO, cujo convite de acesso pode ser facilmente encontrado no site ou então contactando algum administrador ou moderador.

 

Disconnect

 

Para lidar com os casos de Disconnect, os jogadores poderão enviar seus times para o hoster Caetano93 ou para algum outro moderador da EVO momentos antes da partida acontecer. Não é obrigatório o envio do time, mas fazendo isto, o jogador irá prevenir-se de uma eventual derrota por disconnect, caso ela venha acontecer. É aconselhado o uso do site https://cryptobin.co/ para enviar os times.

Se o jogador tomar disconnect e não puder retornar à partida (queda de energia ou internet, por exemplo) e não tiver apresentado o time ao administrador, o adversário terá direito à vitória, salvo em casos onde a vitória de quem tomou o disconnect seria certa (certa e não provável). Para isto, ambos os jogadores poderão tirar print screens das estatísticas da partida, mostrando porcentagem dos Pokémon, status, efeitos em campo, etc. Entretanto, é aconselhado aguardar 5 minutos antes de dar “Claim Victory” em um disconnect, para dar tempo do adversário conseguir retornar a partida e evitar qualquer inconveniente ou discussão sobre o assunto.

Nos casos onde houver disconnect e ambos os jogadores enviaram seus times, caso a partida esteja equilibrada no momento da queda, será requisitada uma nova partida utilizando os mesmos times.

Nos casos onde houver disconnect e o jogador que caiu não tenha enviado o time ao hoster, a vitória poderá ser concedida ao adversário. Porém, a decisão será tomada apenas pelo jogador (e não pelo time ou capitão) se pegará a vitória, ou irá refazer a partida (usando mesmos times ou diferentes), etc.

 

Timeout

 

O player que deixou o timer chegar a zero perderá instantaneamente a partida. O timer tem que ser ligado no momento que a partida começar e não deve ser desligado, salvo no caso de um disconnect para dar tempo do adversário voltar a partida.

 

Games em salas públicas

 

Por se tratar de um torneio de equipes, nenhum game deve ser jogado em salas fechadas. Caso algum game comece em /ionext ou com o box “Don’t allow spectators” marcado, é imprescindível que um dos players use o comando /modjoin off e depois /public room para liberar o acesso a quem quiser assistir a partida ao vivo. No entanto, o spamm no chat da partida é desencorajado e, se algum dos players se sentir incomodado, ele tem o direito de usar o comando /modchat + para parar o spamm ou então setar “ignore spectators”. Agressões gratuitas no chat da batalha irão gerar punições a todos os envolvidos, sendo as punições decididas pelos hosters de acordo com a gravidade da situação.

 

Premiação

 

À equipe vencedora, será concedido um Troféu Branco eternizado no perfil de cada jogador. Aos jogadores com os melhores scores em cada metagame, será concedido medalhas com o título de MVP da EPL.

Em adição ao troféu, este ano, o seguinte avatar exclusivo será dado aos vencedores da EPL:

 

Casos omissos

 

Os casos omissos a esse regulamento deverão ser resolvidos pela equipe organizadora do evento.

 

Considerações Finais

 

Agradecimentos especiais ao CBT Hyke pela capa do torneio, ao DR LuckyRyu pelas bandeiras, ao Haô pelo design e construção da página do evento e ao Lord Thorx por disponibilizar a room da New Origin para o leilão.

 

Esperamos que todos os participantes apreciem o evento. Contamos com a colaboração de todos para que a EVO Premier League seja um ótimo campeonato, e que deixe saudades até a sua próxima edição! Desejamos a todos uma boa sorte e um bom divertimento!

Inscrição
Faça sua inscrição
Minha inscriçãoCandidatos ao leilão (68)Lista por metagamesLista por equipes

Faça login para se inscrever.
SS OUSS UUSS RUSS NUSS LCSM OUORAS OU
Aguardando o preenchimento das vagas.
88 posts
Chat
22/10/2020 11:47

In